Mel Maia sobre personagem em novo filme: "Me ensinou a encarar os medos"
Estrelado por Mel Maia, Medley aborda autodescoberta e saúde emocional na adolescência e estreia nos cinemas em 29 de outubro
26/10/2026 02:00

Rio de Janeiro — Mel Maia vive um papel diferente dos que interpretou ao longo da carreira em Medley, filme nacional que adapta o livro Medley Ou Os Dias em Que Aprendi a Voar, de Keka Reis. Na produção, a atriz dá vida a Lola, uma jovem nadadora que precisa enfrentar traumas, lidar com conflitos familiares e descobrir mais sobre si mesma.
Ambientado no interior do Rio de Janeiro nos anos 1990, o filme acompanha Lola, uma adolescente que viaja sozinha durante as férias e entra para uma equipe competitiva de natação. Enquanto tenta superar um bloqueio para nadar no estilo borboleta, ela também passa a investigar segredos familiares e a lidar com sentimentos que ainda não conseguiu compreender.
Em entrevista ao Metrópoles durante a première do filme no Rio, Mel Maia afirmou que o papel foi uma oportunidade de explorar as descobertas emocionais que marcam essa fase da vida.
“Interpretar a Lola foi muito interessante porque conta a história de uma jovem que tá se descobrindo, se autodescobrindo. Ela gosta muito de mergulhar, mas nesses mergulhos ela acaba mergulhando nas suas próprias emoções, descobrindo coisas que ela nem sabia que podia sentir”, contou.
A experiência também trouxe aprendizados pessoais para a atriz, que destacou a dedicação e a coragem necessárias para enfrentar os desafios da personagem. “A Lola me ensinou muita coisa. Me ensinou a ter mais dedicação, a encarar os medos e principalmente a lidar com os sentimentos mais difíceis”, afirmou.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles EntretenimentoFilme aborda saúde emocional na adolescência
Além dos conflitos familiares e das descobertas da juventude, Medley busca dialogar com adolescentes que enfrentam dificuldades para expressar o que sentem. Para Mel, o audiovisual pode ajudar a abrir espaço para conversas sobre saúde emocional.
“Eu acho que é muito importante a gente fazer obras que toquem nos jovens. Porque tem muitos jovens que têm essa dificuldade de se abrir, de às vezes fazer uma terapia e de se autodescobrir. Isso é muito importante. Por isso que eu amo arte, porque a arte está ali para ajudar a gente nesses momentos mais difíceis”, disse.
A diretora Ana Luiza Azevedo também destacou o trabalho da atriz na construção de Lola, uma personagem introspectiva e com poucas falas, o que exigiu que Mel transmitisse emoções principalmente por meio do olhar.
“A personagem que faz a Mel Maia é uma personagem muito introspectiva, de poucas falas. Então, esses personagens silenciosos são muito desafiadores, porque tem que mostrar o que sente através do olhar. E a Mel tem essa capacidade, ela tem uma profundidade muito grande e a gente capta a alma dela através do olho”, afirmou a cineasta.
Também integram o elenco de Medley os atores Mariana Lima, André Ramiro, Leona Cavalli, Guthierry Sotero, Alana Cabral, Laura G, Nathália Gonçalves, André Junqueira e Pedro Manoel Nabuco. O filme estreia em 29 de outubro nos cinemas.
*A repórter viajou a convite do Festival do Rio










