*
 

Chegando à décima edição em 2017, o Festival São Batuque celebra a cultura popular e de matrizes africanas de 9 a 19 de novembro na Praça dos Orixás, em terreiros e espaços culturais. A pernambucana Karina Buhr, a baiana Mariene de Castro e o grupo brasiliense Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro movimentam a agenda de shows.

As apresentações musicais ficam concentradas na Praça dos Orixás e movimentam o espaço sobretudo nos dias 18 e 19 de novembro. No sábado (18/11), os locais Orquestra Alada Trovão da Mata e 7 na Roda juntam-se a Maracatu Estrela Brilhante e ao trio Karina Buhr, Alessandra Leão e Isaar França, ambos de Pernambuco.

 

No domingo (19/11), Grupo Cultural Obará (DF), Jongo da Serrinha (RJ), Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (DF) e a cantora Mariene de Castro encerram as festividades.

Na edição de 10 anos, o São Batuque aproveita as comemorações para homenagear as Yabás (orixás femininos), representadas por Iemanjá, Oxum, Iansã e Nanã. O evento também presta tributo às mestras populares Tia Maria do Jongo (RJ) e Rainha Marivalda do Maracatu Estrela Brilhante (PE).

Veja a programação de shows do Festival São Batuque 2017:

Sexta (10/11)
Cerimônia de abertura no Terreiro Ilê Omin Asè Osagyan (Colônia Agrícola Águas Claras, Quadra 50, Chácara 11, Lote 4 – Guará)

19h – Roda de Angola – Grito de Liberdade (DF)
20h – Nós Negras (DF)

Sábado (18/11)
Praça dos Orixás (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2)

18h – Orquestra Alada Trovão da Mata (DF)
19h – Estrela Brilhante (PE) Encontro de Batuqueiros
20h – 7 na Roda, homenagem às Yabás (DF)
21h – Karina Buhr, Alessandra Leão e Isaar França (PE)

Domingo (19/11)
Praça dos Orixás (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2)

18h – Álàgbèdé Orum – Grupo Cultural Obará (DF)
19h ­- Jongo da Serrinha (RJ)
20h – Sambada do Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (DF)
21h – Mariene de Castro (BA)

Festival São Batuque 2017
De 9 a 19 de novembro, na Praça dos Orixás (Prainha, Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, ao lado da Ponte Honestino Guimarães), em espaços culturais e terreiros. Entrada gratuita. Informações e programação completa na página oficial do evento no Facebook

 

 

COMENTE

Seu Estrelo e o Fuá do Terreiromariene de castroPraça dos Orixásfestival são batuque
comunicar erro à redação