Quem é Salman Rushdie, escritor alvo de ataque em Nova York

Ameaçado de morte pelo Irã desde 1989, o autor conta com 12 romances publicados em diversos países, incluindo o Brasil

atualizado 12/08/2022 18:06

Divulgação

O escritor britânico Salman Rushdie, de 75 anos, foi vítima de um ataque com faca em Nova York, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (12/8). Ameaçado de morte pelo Irã desde 1989, o autor conta com 12 romances publicados em diversos países, incluindo o Brasil.

Britânico nascido na Índia ainda sob controle dos ingleses, Rushdie costuma produzir livros com personagens que vivem em contextos históricos específicos.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
0

A forma do autor de lidar com temas políticos e religiosos fez com que ele se tornasse alvo de polêmicas. O livro Versos Satânicos, publicado em 1988, teve um personagem inspirado no profeta Maomé retratado de forma considerada ofensiva por líderes da comunidade muçulmana.

Em 1989, o líder do Irã na época, aiatolá Khomeini, condenou a obra e ofereceu recompensa de milhões de dólares pela morte de Salman Rushdie. No mesmo ano, ele sofreu uma tentativa de homicídio e precisou se esconder sob a proteção da Scotland Yard.

Mesmo escondido, ele continuou escrevendo e lançou livros como O último suspiro do mouro (1995), Fúria (2001) e A Feiticeira de Florença (2008), além de ensaios sobre temas sociais e políticos.

Em 1998, o Irã afirmou que não tinha mais intenção de perseguir o autor. As ameaças, no entanto, continuaram.

Mais lidas
Últimas notícias