Uma obra literária lançada nesta segunda-feira (25/2) conta detalhes do dia a dia de um importante destacamento dentro da Polícia Federal: o Comando de Operações Táticas (COT). Força Tática da Polícia Federal – Da Criação ao Legado foi escrita pelo agente Carlos Alberto Machado.

O livro é o primeiro de Machado e narra histórias de operações do COT. A vivência no comando, além da experiência do grupo no combate e na resolução de crimes aliada à importância do trabalho dos agentes para a sociedade brasileira, foram fatores motivadores para o autor escrever a obra.

Machado também inspirou-se no respeito que os brasileiros têm pelo trabalho dos “cotianos”. O livro é um registro da complexidade das atividades do COT, da criação do grupo tático e de seu crescimento, com relatos de casos reais.

O lançamento está marcado para ocorrer no salão de eventos do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal, localizado no Setor de Clubes Esportivo Sul, Trecho 2, lotes 2/51, a partir das 19h desta segunda-feira (25).

Os interessados em adquirir o livro podem comprá-lo pela internet, aqui.

O autor
Carlos Alberto Machado é policial federal desde 1986, com formação em paraquedismo pelo Exército Brasileiro. Foi chefe de time e de estratégias táticas da Coordenação do Comando de Operações Táticas (CCOT), coordenador e instrutor dos cursos I, II, III, IV e V de operações táticas, coordenador e instrutor dos cursos de combate em área restrita da Polícia Federal.

Ele também já atuou como assessor geral da PF para os jogos Pan Americanos de 2007 e instrutor na Academia Nacional de Polícia Federal (ANP). Chefiou o setor aerotático do Caop e foi gerente de operações de segurança no Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014.

Em sua carreira, trabalhou nas principais unidades operacionais da Polícia Federal, com vasta experiência em antiterrorismo pelos Estados Unidos.