O jornalista de política do Metrópoles Eumano Silva e o repórter fotográfico Gilberto Alves lançam, nesta quarta-feira (27/2), o livro O Levante dos Ribeirinhos. O título, resultado de reportagem especial publicada no portal, narra o confronto entre comunidades e as fazendas do agronegócio. O evento será no restaurante Carpe Diem (104 Sul), às 20h.

“Fui à região do Rio Arrojado no início de janeiro de 2018, dois meses depois da invasão da Fazenda Igarashi por mais de 600 ribeirinhos revoltados com o esvaziamento do rio. Nessa viagem, a passeio, conheci muitos moradores do Vale do Arrojado, no município de Correntina, na Bahia. Descobri, então, a dimensão do conflito entre os fazendeiros do agronegócio e as comunidades tradicionais dos ribeirinhos. Pela gravidade daquela situação, percebi que valia uma grande reportagem. De volta a Brasília, chamei fotógrafo Gilberto Alves, parceiro de outras aventuras, para voltar lá e fazer esse trabalho comigo. Ele topou na hora”, conta Eumano.

Divulgação

Gilberto Alves e Eumano Silva: autores de O Levante dos Ribeirinhos

 

Na primeira investida, os repórteres passaram oito dias no oeste da Bahia, conversando com líderes dos ribeirinhos. “À medida que avançamos, a história nos parecia ainda mais importante”, ressalta Eumano, vencedor do Prêmio Jabuti de reportagem por Operação Araguaia – Arquivos Secretos da Guerrilha. Ao retornarem a Brasília, os jornalistas firmaram parceria com o Metrópoles e decidiram ampliar o trabalho.

“Tivemos, então, o reforço do fotógrafo Michael Melo, equipado com um drone, e do videomaker Gabriel Pereira. A reportagem ganhou mais força com imagens aéreas e entrevistas gravadas em vídeo”, lembra Eumano. A matéria foi publicada em julho de 2018 e, agora, ganha versão em livro pela Editora Metrópoles – que também pode ser adquirida em e-book.

Publisher da Editora Metrópoles, Luiz Oliveira fala que a obra é uma nova etapa da reportagem especial. “O jornalismo do portal continua 100% digital. Mas, de tempos em tempos, vamos prestigiar um trabalho extenso e importante na forma de livro impresso”, avalia.

Arte/Metrópoles
“No final, posso dizer que essa foi uma rara oportunidade para produzir uma legítima grande reportagem, com todos os elementos característicos desse gênero jornalístico. Com tanta gente competente e com os recursos, o resultado final ficou muito superior ao imaginado quando Gilberto e eu começamos tudo. O talento dos profissionais do Metrópoles e os recursos tecnológicos permitiram a produção de uma reportagem completa”, conclui Eumano.

Lançamento O Levante dos Ribeirinhos
No dia 27 de fevereiro (quarta-feira), no Carpe Diem (104 Sul), às 20h. O livro custa R$ 25