metropoles.com

Mauro Maciel é o vencedor do Prêmio Kindle de Literatura 2018

Escritor gaúcho narra história de autor que faz promessa de nunca voltar à literatura, mas se vê envolvido na investigação da morte de um fã

atualizado

Compartilhar notícia

Guilherme Sobota/Divulgação
mauro maciel guilherme sobota
1 de 1 mauro maciel guilherme sobota - Foto: Guilherme Sobota/Divulgação

O romance “O Memorial do Desterro”, de Mauro Maciel, venceu a segunda edição do Prêmio Kindle de Literatura, entregue pela Amazon e pela editora Nova Fronteira. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17/1), em São Paulo.

O prêmio paga R$ 30 mil ao vencedor e o livro será publicado em papel pela Nova Fronteira no início do segundo semestre deste ano – a obra já está disponível para compra no Kindle. Fazer uma autopublicação no Kindle Direct Publishing (KDP) era um dos critérios para inscrição no concurso.

Foram mais de 1,7 mil inscritos em 2017 – a equipe da Nova Fronteira faz uma seleção e, junto com o escritor Geraldo Carneiro, elege o vencedor. Carlos Heitor Cony, que morreu no início deste ano, também fez parte do júri final na primeira edição do prêmio.

Mauro Maciel nasceu em Alegrete, Rio Grande do Sul, em 1971, e começou sua carreira na literatura em 1988, em outro concurso, com um conto. Com dedicação contínua à literatura nos últimos 30 anos em paralelo às atividades de jornalista e advogado, ele já publicou outros dois romances: “A Pedra do Doutor Getúlio” (editora Movimento, 2011) e “A Travessia do Rio Japeju” (editora Benvirá, 2014, finalista do Prêmio Saraiva de Literatura).

“O Memorial do Desterro” narra a história de um escritor que promete nunca voltar à literatura, mas se pega no meio de uma trama em que precisa desvendar o mistério da morte de um fã, que também era seu inquilino. A história é ambientada no Sul do Brasil e no mar do Atlântico Sul.

Compartilhar notícia