Mário Magalhães lança biografia do intenso ano de 2018

O autor busca traçar fatos ocorridos no ano passado que marcarão a história do Brasil por muito tempo

Rafaela Felicciano/MetrópolesRafaela Felicciano/Metrópoles

atualizado 30/05/2019 19:21

De acordo com o repórter Mário Magalhães, as consequências de 2018 serão tantas que o ano não vai terminar tão cedo. O jornalista considera seu novo livro, Sobre Lutas e Lágrimas – Uma Biografia de 2018, começando pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e terminando com a iminente posse do presidente Jair Bolsonaro.

O terceiro protagonista é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O lançamento será no dia 10 de junho, às 18h, na livraria Da Vinci, no Rio de Janeiro. O autor passa ainda por São Paulo, em 11 de junho, às 19h (Livraria Cultura do Conjunto Nacional) e Salvador, no dia 13 de junho, às 19h (Livraria Cultura do Salvador Shopping).

Magalhães traça o ano de 2018 através de três acontecimentos marcantes: o assassinato de Marielle e do motorista Anderson Gomes (14 de março), a prisão de Lula (7 de abril) e a facada em Bolsonaro (6 de setembro). A obra busca contar fatos, ideias e sentimentos que culminaram com a eleição de Jair Bolsonaro à Presidência.

O autor também reconstitui a influência do “kit gay” nas eleições presidenciais; a caçada a macacos pelo medo da febre amarela; as iniciativas contra a vacina; o fenômeno do feminicídio; a censura; a Copa do Mundo em que Neymar caiu; a ascensão da direita, o incêndio no Museu Nacional; as “fake news”, o #EleNão, o legado de Michel Temer; entre diversas outras situações que marcaram 2018.

Últimas notícias