Livro de brasiliense será usado na alfabetização de finlandeses

Uma Amiga de Outro Mundo é baseado na história real de amizade entre uma brasileira e uma finlandesa

atualizado 31/05/2022 18:31

Flávia Correia e o livro uma amiga de outro mundo Reprodução

A jornalista brasiliense Flávia Corrêa lança no dia 11 de junho seu primeiro livro, o infantil Uma Amiga de Outro Mundo. Publicada pela editora Jaguatirica, do Rio de Janeiro, a obra será usada para alfabetização de finlandeses, filhos de brasileiros, em projeto desenvolvido em Helsinque para a promoção da língua portuguesa.

O enredo tem como foco a amizade entre uma brasileira e uma finlandesa, que se conhecem na Califórnia e passam a construir uma relação profunda, capaz de superar as diferenças culturais e linguísticas.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
0

Ao Metrópoles, Flávia conta que escreveu a história há 8 anos, inspirada pela experiência real, vivida com a filha Mariana, hoje com 16 anos. O livro acabou ficando na gaveta até a pandemia de Covid-19 obrigar a jornalista a trabalhar de casa. Com mais tempo livro, ela decidiu tirar o projeto do papel no ano passado.

“A gente morava na Califórnia, Mariana ainda não falava inglês e estava sentindo muita falta dos amigos do Brasil. Foi quando ela conheceu uma finlandesa que também não falava muito bem inglês. Elas ficaram amigas por um tempo, sem conseguir conversar, mas brincavam e se entendiam por gestos”, lembra.

Mesmo depois de voltarem aos seus países de origem, as meninas seguiram mantendo contato. “Meu sonho era ver o livro ilustrado e poder deixar registrada a cena que me emocionou, ao ver duas meninas buscando vencer as diferenças culturais e a barreira linguística em busca de uma amizade que permaneceu mesmo com a distância e o tempo que se passou. Elas ainda continuaram se falando por Skype por um tempo, hoje que afastaram mais”. 

Além do desfecho dessa história, o livro traz informações culturais sobre os dois países e acabou chamando atenção da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Finlândia (FinnCham) e do Centro Cultural Brasil-Finlândia. “Eu entrei em contato com eles, apresentei, falei da importância de promover a leitura e a cultura desses países para as crianças”, completa.

Lançamento do livro Uma Amiga de Outro Mundo
Dia 11 de junho, às 16h, na livraria Travessa, do Casa Park, em Brasília. Endereço: SGCV SUL Lote 22 – 4A Casa Park Shopping, St. Park Sul, Brasília. Classificação indicativa livre.

Mais lidas
Últimas notícias