metropoles.com

Hélio Doyle analisa as práticas do poder em “Assim é a Velha Política”

A obra será lançada, nesta terça-feira (15/8), no Carpe Diem (104 Sul)

atualizado

Compartilhar notícia

Tony Winston/Agência Brasília
helio doyle
1 de 1 helio doyle - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

“Assim é a Velha Política”, novo livro do jornalista Hélio Doyle, traz logo no título uma provocação. O escritor, que integrou a equipe do governador Rodrigo Rollemberg até maio de 2015, exibe sua insatisfação com as práticas enraizadas no Estado brasileiro: fisiologismo e troca de favores. A obra será lançada nesta terça-feira (15/8), às 19h, no restaurante Carpe Diem (104 Sul).

Hélio Doyle analisa a cena política, principalmente a atual gestão do Palácio do Buriti. Durante cinco meses, ocupou o cargo de secretário da Casa Civil. Um ano após deixar o posto, passou a escrever para o “Jornal de Brasília”. O livro conta com as 143 colunas produzidas pelo jornalista nessa recente passagem pelas redações.

“São análises atemporais, por isso decidi publicá-las”, explica Doyle. “Na obra, trago impressões que fogem do noticiário factual. Por exemplo, acredito que a atual gestão do GDF perdeu uma oportunidade de modernizar a política no plano local. Mostro isso nos textos”, conclui.

De um ponto de vista privilegiado, o autor comenta o surgimento e o desenvolvimento de grandes questões governamentais, como a regulamentação da Uber e o imbróglio judicial envolvendo o Centro Administrativo do GDF, localizado em Taguatinga.

 

Divulgação
Livro reúne 143 colunas do jornalista

 

Nova política
Até mesmo Doyle tem certa dificuldade em afirmar o que seria renovação do campo político. A definição, na maior parte das vezes, vem pela negação. O novo é o diferente do velho, caracterizado pela corrupção, fisiologismo e “toma lá dá cá” de cargos.

O modelo atual se esgotou. As instituições se desgastaram. Porém, é difícil definir o novo. Todas as oportunidades de qualificar o debate são desperdiçadas. Estamos vendo as classes dirigentes pensar em 2018 como uma salvação, não uma passagem. Aí criam ‘distritão’ e o fundo de financiamento público

Hélio Doyle

Nascido no Rio de Janeiro, Doyle chegou ao DF com 10 anos de idade. Seu nome é conhecido na capital, tanto no meio jornalístico quanto nos acadêmico e político. Escreve sobre o que conhece. Hélio Doyle passou pelas redações de diversos jornais e atuou em três governos diferentes, como secretário de Governo, chefe de gabinete de Articulação Institucional, chefe da Casa Civil e secretário de Comunicação Social.

Lançamento do “Assim é a Velha Política”
Terça (15/8), às 19h, no Carpe Diem (104 Sul). O livro será vendido no local por R$ 40.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?