metropoles.com

Grupo de alunos e professores da UnB lança editora virtual

Vendidos em formato de e-book no site da Amazon por R$ 4,90, os livros trazem novos olhares sobre a literatura contemporânea brasileira

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
edições carolina unb
1 de 1 edições carolina unb - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O mercado editorial foi um dos setores mais impactados pela crise econômica. A conjuntura atingiu em cheio a publicação de artigos acadêmicos realizados por alunos da Universidade de Brasília (UnB). De olho nesse cenário negativo, os membros do grupo de estudos em literatura brasileira contemporânea, coordenado pela professora da UnB Regina Dalcastagnè, decidiu fundar uma editora virtual.

As editoras pequenas estão falindo e as grandes não dão chance para publicações acadêmicas. Percebemos que deveríamos fazer algo para resolver o problema.

Regina Dalcastagnè

Assim surgem as Edições Carolinas, editora que já publicou seis obras desde sua inauguração – em abril deste ano. Os acadêmicos também desenvolveram três selos responsáveis por encampar diferentes tipos de livros. O primeiro, Crítica Literária, traz à tona teses e dissertações elaboradas dentro do grupo de estudos em literatura.

O Vida Cultural aborda textos que passeiam por outras disciplinas, como sociologia, história e arquitetura. Por fim, o Gavetas dá espaço a diários e livros de memórias feitos por desconhecidos que possam ter algum valor histórico e social. Este último ainda não lançou nenhuma obra.

“Buscamos trabalhos que fugissem do jargão acadêmico, voltados para um público interessado em aprofundar seus conhecimentos em literatura”, explica Berttoni Licarião, um dos responsáveis pela editora.

Conheça as obras já publicadas pelas Edições Carolina:

0

Trabalho social
Para além de escapar à crise econômica, a editora tem como objetivo realizar uma revisão histórica e de estudos e obras colocadas de lado por questões de gênero e de classe social. “Queremos dar uma chance àqueles que nunca a tiveram antes”, explica a professora.

Todas as obras são vendidas em formato de e-book no site da Amazon por R$ 4,90. O valor visa garantir o acesso dos estudantes aos trabalhos publicados. Com o dinheiro da venda, a editora investe na equipe responsável pelas publicações, que somam 8 pessoas na comissão editorial e 10 no conselho editorial.

Compartilhar notícia