*
 

Doutor em literatura pela Universidade de Brasília (UnB), Cristian Santos recebeu o prêmio Casa de las Américas 2016 na categoria “literatura brasileira” na quinta (28/1). A vitória veio pelo livro “Devotos e Devassos: Representação dos Padres e Beatas na Literatura Anticlerical Brasileira”, que aborda o tratamento dos clérigos na literatura brasileira durante o século 19.

Facebook/Reprodução

A obra campeã é fruto de uma pesquisa realizada para a conclusão do curso de doutorado na UnB. De acordo com o jurado da premiação, o estudo realiza “uma revisão histórica minuciosa da temática anticlerical a partir da análise de obras clássicas do cânone como ‘O Mulato’, de Aluísio Azevedo, e novelas esquecidas como ‘Morbus’, de Faria Neves Sobrinho”.

Atualmente, o escritor trabalha como bibliotecário na Câmara dos Deputados. A Casa de las Américas existe desde 1960 e a entrega do prêmio é feita anualmente em Havana, Cuba. Trata-se de uma das competições literárias mais importantes da América Latina e tem, como jurado, especialistas de diversos países americanos.