metropoles.com

Há 170 anos nascia Castro Alves. Relembre os versos do poeta

Além de cantar as dores de um amor não correspondido, o escritor trouxe à tona a dor dos negros e a questão da escravidão

atualizado

Compartilhar notícia

Kácio Pacheco/Metrópoles
castro-alves
1 de 1 castro-alves - Foto: Kácio Pacheco/Metrópoles

Há 170 anos nascia Castro Alves, poeta romântico brasileiro celebrado até os dias de hoje. Além de cantar as dores de um amor não correspondido, o escritor trouxe à tona o sofrimento dos negros e a questão da escravidão. Ele morreu em 1871, aos 24 anos, por conta de uma tuberculose.

“O Navio Negreiro” pode ser considerada sua obra-prima. Nos versos, o poeta denuncia a escravidão e refaz o cotidiano do transporte dos negros por meio de navios, em situações completamente desumanas. A leitura desse texto é obrigatório nas escolas brasileiras.

Por ter nascido na Bahia, diversos espaços culturais de Salvador (BA) resolveram homenageá-lo na terça-feira (14/3), data de seu nascimento. A Caixa Cultura abriu a exposição “Poesia Agora”, com trabalhos realizados por 300 poetas de todo o país.

Além disso, o 14º Cortejo Poético Dia da Poesia fará uma caminhada até a Praça Castro Alves, localizada no centro da capital baiana. O poeta Marcos Peralta (vestido de Castro Alves) vai cortar um bolo de 170cm em homenagem ao aniversário do romântico.

Conheça alguns versos escritos por Castro Alves:

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?