Ciro Inácio Marcondes lança o livro Zip — Quadrinhos & Cultura Pop

A obra conta com 70 textos publicados pelo autor no portal Metrópoles: livro sai pela Editora Metrópoles

atualizado 26/08/2021 14:07

João Marcondes/ Reprodução

O professor universitário e crítico de cinema e HQs Ciro Inácio Marcondes lança a sua primeira obra literária, Zip — Quadrinhos & Cultura Pop, no próximo dia 4 de setembro, das 14h às 19h, na loja de discos Marcondes & Co. (116 Sul). O título reúne 70 textos escritos pelo autor, ao longo de três anos, em sua coluna semanal homônima no portal Metrópoles.

Dividida em seis partes, a obra aborda filmes, jogos de videogame, séries e, claro, histórias em quadrinhos – de diversas nacionalidades e tradições, passando por obras emblemáticas e novidades. “Eu escrevo desde muito pequeno. Passei pelos quadrinhos, contos, poesia, crítica, textos acadêmicos. Diversos livros estão sendo gestados na minha vida desde a infância. Este, de certa forma, dá vida aos meus diversos tipos de escrita”, afirma Marcondes.

O autor garante que, apesar dos textos terem sido escritos no calor dos prazos jornalísticos, sempre houve muito esmero e coração “para que não parecessem descartáveis”. Publicado pela Editora Metrópoles, Zip apresenta uma transversalidade de temas e mídias ao longo de suas 352 páginas. “Em quase todos os textos sobre quadrinhos aparecem referências sobre filmes, músicas, obras de arte, livros”, considera.


Zip — Quadrinhos & Cultura Pop: de Ciro Inácio Marcondes, editora Metrópoles, 352 páginas, à venda na Amazon. Preço médio: R$ 65

No texto de apresentação da publicação, o professor Nobu Chinen, do Observatório de Quadrinhos da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), ressalta a desenvoltura de Ciro Inácio Marcondes com o assunto. “Transita por todos os gêneros e épocas, desde os clássicos americanos dos anos 1930, como Príncipe Valente, a super-heróis e a produção independente da atualidade. Traz referências eruditas, pontuadas de menções ao jazz, ao rock, mas, principalmente, à literatura e ao cinema, revelando uma bagagem cultural fortemente alicerçada em sólido embasamento teórico da comunicação e das artes”, elogia.

Ciro Inácio Marcondes promete aos fãs de quadrinhos e cultura pop em geral ir além da mera introdução de almanaque. “Aqui eu falo de obras máximas como Akira, Love and Rockets, Valerian, Lone Sloane, Mickey Mouse, Smurfs, Pato Donald, Turma da Mônica, diversos super-heróis, quadrinhos argentinos, japoneses, europeus, brasileiros. É o registro de um período editorial muito rico e dá uma ideia elaborada do que foi feito entre 2017 e 2019 nesse universo”, conclui o escritor.

Zip Quadrinhos & Cultura Pop está à venda on-line. Para comprar acesso o site da Amazon (aqui)

Mais lidas
Últimas notícias