Grupo Terreirada (PE) promove oficina sobre o folguedo Cavalo Marinho
Dos dias 20 a 22/5, o grupo Cavalo Marinho Estrela Brilhante, de Condado/PE, vem a Brasília para compartilhar saberes e fazeres da cultura popular
atualizado
Compartilhar notícia

De 20 a 22/5 acontecerá a Oficina de Cavalo Marinho — A Tradição da Família Teles, na Faculdade Dulcina de Moraes. A atividade ministrada por Nice Teles, Totó da Rabeca e Natan Teles, do grupo Cavalo Marinho Estrela Brilhante, de Condado/PE, propõe um intercâmbio cultural com trocas de informações sobre a música, dança e teatralidade do folguedo popular Cavalo Marinho, em Brasília.
Com reconhecimento e valorização da oralidade, a oficina é realizada pelo grupo Terreirada Divina. Os participantes poderão vivenciar três dias do Cavalo Marinho, com cantos (toadas), música percussiva acompanhada de rabeca, trupés, mergulhão, arcos e poesia (loas) dessa brincadeira.
O Cavalo Marinho é uma manifestação popular comum, principalmente, na Zona da Mata Norte de Pernambuco e sul da Paraíba. A brincadeira é composta por personagens com máscaras (figuras), variados tipos de dança e um rico repertório musical. Vivenciado em grande parte por trabalhadores rurais, a tradição envolve performances dramáticas, musicais e coreográficas.
O grupo Cavalo Marinho Estrela Brilhante surgiu em 2004 com Mestre Antônio Teles, que foi brincante de Cavalo Marinho e outras brincadeiras populares desde os 12 anos, e sua filha, Nice Teles, na Zona da Mata Pernambucana. Atualmente o grupo é conduzido por Nice e seus dois filhos, Totó e Natan, e tem trabalhado na manutenção da cultura popular tradicional com apresentações, sambadas e atividades culturais voltadas para crianças e jovens em Condado e no Brasil.
De 20/5 (sexta) a 22/5 (domingo), das 14h às 18h. Na Faculdade Dulcina de Moraes (Conic, Setor de Diversões Sul). Investimento de R$ 100. Inscrições abertas pelo e-mail terreiradadivina@gmail.com. Informações: 8553-6864.
