*
 

Dez trabalhos em acrílica sobre tela, assinados pelo artista visual Claudio Tozzi, ocupam a Referência Galeria de Arte a partir de sábado (3/9), às 17h. Eles compõem a mostra “Territórios”, que reúne amostras da produção recente de Tozzi e permanece em cartaz até 1º de outubro.

Há cinco décadas, o artista paulista figura como nome em destaque na arte contemporânea brasileira. Nesse período, seu trabalho passou por diferentes fases. No início, nos anos 1960, apropriava-se de objetos, imagens de jornais, HQs e fotografias e dava-lhes conotações simbólicas de conteúdo social.

Na década de 1970, sua pintura foi marcada por uma trama de retículas e granulações cromáticas, que davam origem — por meio de um processo mais cerebral e perceptivo — a estruturas e espaços de intensos significados simbólicos.


Preocupação formal
Dos anos 1980 para cá, Tozzi demonstra uma maior preocupação formal, trabalhando com elementos estruturais básicos: linhas, planos, cores, formas orgânicas, matérias; que criam analogias formais com imagens pré-existentes e ampliam seu caráter construtivo.

No texto de apresentação de “Territórios”, o historiador da arte e curador Manuel Neves ressalta que a obra de Tozzi articula uma mudança radical no estatuto da imagem artística. Segundo Neves, ele adota e reprograma os modelos visuais projetados pelos meios de comunicação e a indústria do espetáculo, para produzir uma obra figurativa, chamada genericamente de pop art.

Dessa forma, o artista ignora limites formais e ideológicos entre abstração e figuração, entre arquitetura e design. “Em ‘Territórios’, ele parece projetar em sua ambiguidade a nostalgia de um futuro e a lembrança de um presente”, completa Manuel Neves.

Territórios, de Claudio Tozzi
Abertura dia 3/9 (sábado), às 17h. Até 1°/10 (sábado). Segunda a sexta, das 12h às 19h; sábado, das 12h às 17h. Na Referência Galeria de Arte (205 Norte, Bloco A, Sala 9, 3361-3501). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

 

 

COMENTE

claudio tozziterritóriosreferência galeria
comunicar erro à redação

Leia mais: Exposição