ONU realiza exposição fotográfica sobre refugiados em Brasília

As fotos revelam as principais crises de deslocamento forçado da atualidade, causadas por conflitos em diversos países

UNHCRUNHCR

atualizado 20/05/2019 11:38

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) traz a Brasília a mostra Faces do Refúgio, composta por 52 fotos feitas por fotógrafos do grupo em diferentes partes do mundo. A exposição fica disponível no Brasília Shopping de 20/05/2019 a 02/06/2019. As imagens vêm acompanhadas de filmes que serão exibidos no Teatro do Brasília Shopping, de 21/05/2019 a 26/05. A exposição serve de homenagem ao Dia do Refugiado (20/06).

Dados da Agência da ONU para Refugiados indicam que mais de 68 milhões de pessoas ao redor do mundo se encontram fora de seus locais de origem. As fotos revelam as principais crises de deslocamento forçado da atualidade, causadas por conflitos em países como Síria, Sudão do Sul, República Democrática do Congo e Myanmar.

 

Os registros também contam histórias de superação de mulheres, crianças e homens que tiveram de abandonar seus lares devido a violações de direitos humanos em busca de uma oportunidade de reconstruir suas vidas longe de seus países de origem.

A abertura da mostra (20/5) conta com a exibição do curta-metragem A Linguagem do Coração, seguida de uma roda de conversa com o tema “Refúgio: Uma jornada forçada em busca de um horizonte seguro”, no Teatro Brasília Shopping, mediado pela jornalista Raquel Porto Alegre. A bate-papo conta ainda com Federico Martinez, refugiado e Representante Adjunto do ACNUR, assim como Bernardo Laferte, Coordenador Geral do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE). O evento tem início às 18h30, e a entrada é gratuita, porém sujeita à lotação. Para reservas, interessados devem se inscrever on-line.

Exposição e Mostra de Filmes Faces do Refúgio
De 20/5 a 2/6, na Cúpula Sul do Brasília Shopping e Teatro Brasília Shopping. Horário de funcionamento: de segunda a sábado (das 10h às 22h) e aos domingos e feriados (das 13h às 22h). Entrada gratuita e livre. Confira programação completa online

Últimas notícias