Museu Nacional recebe mostra com mais de 300 obras de Miriam Inez da Silva

Artista retratou as radicais transformações da região causadas pela Marcha para o Oeste e pela construção das cidades de Goiânia e Brasília

atualizado 15/09/2021 17:02

Obra Miriam Inez da SilvaMiriam Inez da Silva

O Museu Nacional da República apresenta até 5 de dezembro a maior retrospectiva já realizada da obra de Miriam Inez da Silva. São mais de 300 trabalhos assinados pela artista plástica goiana, além de extensa documentação. “É a maior retrospectiva já desenvolvida a partir da obra da artista, acontecendo em um momento em que é urgente lutar contra o obscurantismo e o conservadorismo no Brasil”, comentou o curador Bernardo Mosqueira, que pesquisa a artista desde 2015.

Miriam Inez da Silva nasceu em Trindade em 1937 e viveu em Goiás até 1960, onde testemunhou as radicais transformações da região causadas pela Marcha para o Oeste e pela construção das cidades de Goiânia e Brasília. Tudo o que viu e viveu virou base de sua obra, resultado de uma perspectiva singular e potente dos conflitos micropolíticos do processo de modernização do Brasil.

A artista iniciou sua longa formação na Universidade Federal de Goiás e seguiu para o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde teve orientação de Ivan Serpa. Sua escolha em dialogar com formas de arte entendidas como “tradicionais” – como a xilogravura, o cordel e a arte votiva – foi também uma maneira de inserir nelas suas críticas à hipocrisia e à normatividade que regulavam a sociedade em que vivia.

“Essa mostra busca oferecer inspiração na forma insubmissa, irônica, mágica e deliciosa de ver o mundo revelada pelo encantador e fundamental trabalho de Miriam Inez da Silva”, diz Bernardo Mosqueira, que pesquisa a artista desde 2015.

A exposição é uma realização da Almeida & Dale Galeria de Arte e ficará aberta ao público durante o horário de funcionamento do museu.

0

Serviço
Exposição de Miriam Inez da Silva com curadoria de Bernardo Mosqueira
De 10 de setembro a 5 de dezembro de 2021 na Galeria Principal do Museu Nacional. Endereço: Setor Cultural Sul, Lote 2 (próximo à Rodoviária do Plano Piloto). Informações: (61) 3325-6410

Últimas notícias