metropoles.com

Instituto Cervantes inaugura exposição Rupturas – Poéticas del Migrar

Mostra gratuita apresenta experimentos da artista brasiliense Camila Càiyé sobre imigração e rupturas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram @camilacaiye
Exposição Camila no Cervantes
1 de 1 Exposição Camila no Cervantes - Foto: Reprodução/Instagram @camilacaiye

Dona de uma mente criativa e sempre em movimento, a brasiliense Camila Càiyé já deu amostras de seu talento na música e nas artes plásticas. Quem acompanha a trajetória da jovem artista na capital federal já deve tê-la visto tocar seu inseparável acordeão ou acompanhado seu processo inventivo, com tinta, cola e papel de cobre.

Após se mudar para a Espanha, Camila retorna para uma temporada na cidade natal e expõe seu trabalho no Espaço Cultural Instituto Cervantes de Brasília, entidade criada pelo governo do país que a acolheu. A mostra estreia nesta quinta-feira (2/3) e permanece aberta para visitação até 8 de abril, com entrada franca.

Na exibição, intitulada Rupturas – Poéticas del Migrar, a artista exibe os trabalhos da série Fenda, refletindo suas percepções acerca da “imigração, da ruptura de si, da fragmentação das paisagens e do espaço-encaixe que existe nas diversas formas de expressão visual.”

“[A exposição] fala muito sobre ser um corpo que migrou e nunca mais vai pertencer de fato ao país de origem. Mas que também nunca vai se sentir pertencente a esse novo país, porque não tem como negar nossas raízes”, explica Camila.

0

Para além do trabalho da anfitriã, a exposição inclui fotografias de Thais Tibery e colagens da artista plástica e arquiteta Isabela Dutra.

“A Thais é uma pessoa muito próxima e a Isabela chega fazendo uma ‘costura das saudades’. É como se o trabalho dela fosse a cicatriz dessas fendas e rupturas. Essa coisa que encaixa, soma, tira o vazio”, salienta Camila.

“Ela usa fotografias nossas, minhas e da Thais, e faz esse caminho, essa outra poética, juntando as fendas que existem em paisagens, corpos e imagens distintas”, acrescenta.

Estreia

Durante a inauguração da exposição, marcada para esta quinta-feira (2/3), às 19h, Càiyé também fará performance no acordeão, junto a Aline Sugai e Mar Nóbrega. Para participar, basta confirmar presença no site Event Brite.

Serviço
Exposição Rupturas – Poéticas del Migrar. De 2 de março a 8 de abril no Espaço Cultural Instituto Cervantes de Brasília. De segunda a sexta-feira das 11h às 21h e aos sábados das 9h às 14:00h. Endereço: SEPS Q 707/907 – Asa Sul, Brasília – DF. Visitação gratuita.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações