*
 

A Granja do Torto recebe, entre os dias 11 e 17 de novembro, o Campeonato Brasileiro de Marcha Zel Café (CBM). O evento, com entrada gratuita, contará com a exposição de cavalos da raça mangalarga marchador e shows sertanejos, além de uma feira votada para criadores de animais e praça de alimentação.

Os shows ocorrerão sempre à noite, mas durante todo o dia quem for com a família contará com espaço para as crianças, com brinquedos, jogos interativos e games, além de uma minifazenda com diversos animais.

A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), responsável pela organização do evento, estima que, ao longo da semana, cerca de 40 mil pessoas passarão pelo local. A aposta é fruto do crescimento do mercado de equinos.

Esse mercado movimenta R$ 16,5 bilhões ao ano e, com 3 milhões de postos de trabalho, segundo a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, de São Paulo, gera mais empregos que a indústria automotiva, com 610 mil.

Com 5,9 milhões de animais, o Brasil tem hoje o terceiro maior rebanho de equinos do mundo, perdendo apenas para China e México. Entre os destaques desse nicho econômico, estão os animais da raça mangalarga marchador, que, no ano passado, apresentou um crescimento de 10,2% no número de negócios e criadores.

O sucesso da raça se deve à versatilidade que o animal apresenta: o atual plantel de 600 mil cabeças se divide entre animais utilizados no trabalho, lazer e esporte.

No Brasil, em 2017 foram 352 leilões, quase um para cada dia do ano, que movimentaram um total de, aproximadamente, R$ 350 milhões.

Mais informações sobre o evento: (61) 9965383170