metropoles.com

Exposição marca campanha pela inclusão social de pessoas trans

Fotos de três empreendedoras compõem o projeto “Transformadas”, que também inclui cursos profissionalizantes na programação

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Mulher olhando para espelho
1 de 1 Mulher olhando para espelho - Foto: Divulgação

Mulheres trans são o foco de uma exposição fotográfica que será inaugurada na próxima terça-feira (23/5) no Hélio Instituto de Beleza, no Lago Sul. A mostra “Transformadas” tem duração de três dias e compõe projeto da ONG Amigos da Vida, que inclui também cursos para 12 mulheres trans.

As modelos registradas pelo fotógrafo J. P. Telles são as empreendedoras Paula Benett (foto em destaque), Kihara Rosa e Melissa Massayury. Paula, 36 anos, é assistente social e foi a primeira mulher trans a ocupar cadeira no Conselho da Mulher no DF, ela também venceu o prêmio orgulho LGBT 2016.

Melissa,  28 anos, é estudante de direito e militante das pautas LGBTI, com foco em garotas de programa trans em situação de vulnerabilidade. Já Kihara, 24 anos, é designer de moda e uma das mentoras do projeto.

Produtora e maquiadora profissional há 15 anos, Kihara foi responsável por retocar o rosto de celebridades como Grazi Massafera e Gianne Albertoni. Ela será uma das professoras dos cursos profissionalizantes que o “Transformadas” oferece a 12 mulheres trans.

O objetivo é promover a abertura do mercado de trabalho, já que a principal alternativa para elas é a prostituição e o envolvimento com o tráfico e a violência

Christiano Ramos, presidente da ONG Amigos da Vida

Treinamento profissional
As ocupantes das 12 vagas para os cursos já foram selecionadas. Ao fim do treinamento, elas serão profissionais nas áreas de Maquiagem Artística, Passarela, Marketing Social, Call Center, Empreendedorismo e Geração de Renda, com foco em advocacia, saúde, cultura e educação.

Segundo o Relatório da Violência Homofóbica no Brasil publicado em 2016 pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, o Brasil segue como líder mundial em homicídios de pessoas trans. A ideia do “Transformadas” é ultrapassar as barreiras do preconceito e conquistar reconhecimento social para essas minorias.

“A gente traz a mostra fotográfica com pessoas que têm uma bela carreira profissional para mostrar para o público que elas podem ter sucesso, apesar da vida difícil”, diz Pedro Alvez, coordenador de marketing social da Amigos da Vida.

Exposição Transformada
De 23/5 (terça) a 28/5. No Hélio Instituto de Beleza (SHIS EQL 6/8, Lago Sul, 61 3364-2000. Segunda, das 12h às 20h; terça a sábado, das 9h às 20h.

Compartilhar notícia