Esculturas de Amílcar de Castro chegam a Brasília para mostra no CCBB

O projeto O Jardim de Amílcar de Castro: Neoconcreto sob o céu de Brasília apresentará as esculturas do premiado artista brasileiro

atualizado 03/01/2022 18:07

Acervo de Amílcar de Castro Divulgação

As esculturas do artista plástico Amílcar de Castro chegarão a Brasília para compor exposição em tributo ao premiado escultor brasileiro. A inauguração será no dia 22 de fevereiro, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Com curadoria de Marília Panitz, numa área de 20.000 m², o projeto O Jardim de Amílcar de Castro: Neoconcreto sob o céu de Brasília apresentará as esculturas monumentais do premiado artista brasileiro por um período de dois anos.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
0

A exposição tem como proposta criar um grande jardim de esculturas nos gramados de Brasília permitindo ao público uma visita à céu aberto. Projeto inédito no Centro-Oeste, o Parque de Esculturas é gratuita para que for conferir as peças em exposição.

Uma das propostas da iniciativa é mostrar o que teria sido o encontro da arte neoconstrutivista de Amílcar de Castro com a arquitetura e urbanismo de Brasília, cidade caracterizada pelo espaço aberto e amplo horizonte, onde edifícios públicos se transformam em esculturas e competem com os outros marcos urbanos em busca do olhares.

Amílcar de Castro

Nascido em Paraisópolis, em Minas Gerais, Amílcar de Castro foi um escultor, artista plástico e designer gráfico brasileiro. Além das obras plásticas, Castro também contribuiu para diagramação e projetos gráficos de jornais na década de 50.

Em 2022, completa-se 20 anos da morte do artista, cuja obra é marcada pelos processos denominados corte e dobra, corte e deslocamento e sólidos geométricos, além do uso de ferro e aço como principal matéria-prima.

Para realização do projeto, foram destinadas 12 carretas para transportar 67 esculturas de grande porte do artista até a capital federal, numa viagem de 907 km. As esculturas são parte do legado deixado pelo mineiro Márcio Teixeira, maior colecionador privado do consagrado artista.

Exposição O Jardim de Amílcar de Castro: Neoconcreto sob o céu de Brasília
A partir de 22 de fevereiro, no
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília. Entrada gratuita

 

 

Mais lidas
Últimas notícias