metropoles.com

“Cidade em Tiras” retrata a vida nas metrópoles por meio das HQs

Mostra reúne 60 revistas originais — entre elas, Chiclete com Banana, Piratas do Tietê e Níquel Náusea –, 30 estudos e desenhos e a instalação de vídeo e som “Tubarões Voadores”

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
tubaroes voadores
1 de 1 tubaroes voadores - Foto: Reprodução

A Galeria Vitrine da Caixa Cultural Brasília recebe a partir de quarta-feira (31/8) exposição que traça um peculiar retrato das metrópoles brasileiras nos anos 1980 e 1990. Para tanto não são usadas fotografias, mapas nem registros históricos, mas histórias em quadrinhos.

“Cidades em Tiras: Os Quadrinhos e as Cidades no Brasil” reúne 60 revistas originais — incluindo primeiras edições de Chiclete com Banana, Piratas do Tietê e Níquel Náusea, entre outras –, 30 estudos e desenhos.

Compõe ainda a mostra a instalação de vídeo e som da obra experimental “Tubarões Voadores” (foto no alto da página), desenhada por Luis Gê nos anos 1980 e musicada por Arrigo Barnabé — dando origem ao segundo disco do músico paranaense, “Tubarões Voadores”.

Diferentes paisagens
“Vejo as HQs como uma das mais ricas manifestações artísticas que existe e que expressa em si uma série de habilidades necessárias para sua criação”, afirma o curador André Luís Sanchez Cezaretto, historiador e especialista em HQs.

Ele cita “os usos da linguagem; os enquadramentos, a ambientação dos personagens e os cenários, que exigem conhecimentos de proporção e geometria; o olhar dos artistas para as diferentes paisagens como São Paulo, Nova York, Gália, Roma, Marte; a própria criação dos personagens em suas características físicas e psicológicas”.

Dessa forma, “Cidade em Tiras” faz uma abordagem das cidades brasileiras como cenário e desnuda o comportamento de seus personagens, figuras intimamente ligadas aos modos de vida nas grandes metrópoles.

Cronistas urbanos
São tipos como a boêmia Rê Bordosa, os amorais Os Skrotinhos, a moderna Aline (e seus dois namorados) e Os Piratas do Tietê. Protagonistas de narrativas que fazem de quadrinistas como Angeli, Laerte, Luis Gê e Adão Iturrusgarai verdadeiros cronistas do cotidiano urbano.

A exposição foi montada pela primeira vez em 2013. Teve exibições em unidades do Sesc São Paulo e, recentemente, passou pela Caixa Cultural Recife antes de chegar a Brasília.

“Cidade em Tiras: Os Quadrinhos e as Cidades no Brasil”
Abertura: dia 30/8 (terça), às 19h. Em cartaz de 31/8 (quarta) até 16/10. Terça a domingo, das 9h às 21h. Na Galeria Vitrine da Caixa Cultural Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 4; 3206-9448). Classificação indicativa livre.

Compartilhar notícia