*
 

A brasiliense Karin Arruda, de 42 anos, será a primeira artista brasiliense a expor trabalhos nas galerias de “Fine Art” da Disney. A primeira mostra, na qual exibirá esculturas em papel, será realizada em abril, no parque Magic Kingdom, um dos principais do complexo de Orlando (EUA).

O caminho até a Disney começou durante uma despretensiosa viagem aos Estados Unidos. Em passeio na Califórnia, ela levou alguns de seus trabalhos para distribuir entre amigos. Um deles, muito próximo a um dos vice-presidentes da Disney, sugeriu que as esculturas fossem expostas nas galerias geridas pela marca. Encantado com a arte da brasiliense, radicada em Belo Horizonte, o executivo topou.

“Foi uma das grandes emoções da minha vida. Até hoje, acordo de madrugada e olho os e-mails no celular para ter certeza de que é verdade”, conta Karin, que vai morar em Orlando a partir de abril.

As galerias de “Fine Art” da Disney estão presentes em todos os parques da marca (EUA, França, Japão, Hong Kong e Shangai) e também em seus cruzeiros. Ao todo, apenas 30 artistas têm o direito de expor nos espaços. As peças podem ser compradas pelos visitantes.

“As galerias contam com todos tipos de arte. Tem de pintura a óleo e esculturas a quadros com edições limitadas e reproduções simples. Eu produzirei personagens da Disney em papel dentro de várias temáticas”, explica. Karin também afirmou que os trabalhos serão vendidos por preços entre US$ 400 e US$ 1,2 mil.

 

Trajetória
Nascida em Brasília em 1974, Karin se mudou para Belo Horizonte (MG) aos 19 anos para cursar medicina veterinária na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ficou por lá. Ela atuou na área até 2002, momento em que resolveu se dedicar unicamente às esculturas em papel.

Eu amo papel desde que me entendo por gente. Fiz escola de artes na adolescência e pude trabalhar com outros materiais, mas me apaixonei por esse"
Karin Arruda

Apesar de passar a maior parte da vida fora de Brasília, Karin afirma que ainda é apaixonada pela capital. “Não tenho família na cidade, mas meus melhores amigos moram nela. Sinto saudades e volto pelo menos duas vezes por ano”, diz.

A ligação de Karin com a cidade é tão forte que sua primeira exposição individual ocorreu no mês de dezembro de 2014, em uma tradicional loja de roupas de Brasília. A artista volta à cidade para dar cursos de escultura em papel na Casa das Artes (102 Norte), nesta quinta (9/3) e sexta-feira (10).

 

 

COMENTE

DisneyEUAOrlandokarin arrudaescultura em papel
comunicar erro à redação

Leia mais: Exposição