Artista cria obra com fotos da biometria facial usada nos ônibus do DF

Gu da Cei exibiu projetou o trabalho no teto da Rodoviária do Plano Piloto, na noite dessa terça (17/7)

atualizado 18/07/2018 16:42

Matheus Barros/Divulgação

Quem passou pela Rodoviária do Plano Piloto na noite dessa terça (17/7) pode ter presenciado uma movimentação curiosa na plataforma C. Ali, o artista Gu da Cei fez performance acompanhada de uma projeção de vídeo no teto do espaço. As imagens mostravam capturas do sistema de reconhecimento facial instalado nos ônibus do Distrito Federal.

Quando um passageiro passa pela roleta, uma câmera tira cinco fotos do usuário. O sistema de biometria facial é usado na frota de veículos desde abril de 2018 e começou a ser testado em março do ano passado. Gu conseguiu as imagens via Lei de Acesso à Informação.

0

 

Ainda assim, pedidos de imagens sob controle das empresas Marechal, Piracicabana e São José ainda não foram respondidos por completo e seguem com recurso aberto na Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). Gu também não obteve resposta a questionamentos sobre os gastos na implantação do sistema e o período de armazenamento das fotos.

Na obra, o artista busca discutir o controle governamental sobre o trânsito de cidadãos nos ônibus do DF e o uso das imagens das pessoas que dependem do sistema público de transporte.

Últimas notícias