metropoles.com

Em palcos e telas da cidade, o 8 de março é lembrado com festa e reflexão

Show musical, concerto, filmes e exposição celebram o Dia Internacional da Mulher nesta terça. Quase todos os eventos têm entrada franca

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
As 13 Rosas
1 de 1 As 13 Rosas - Foto: Divulgação

Cinema/Debate
Las 13 Rosas
O Instituto Cervantes inaugura o Cinefórum, projeto de exibição mensal de filmes, justamente no Dia Internacional da Mulher, e aproveita para comemorar a data exibindo “Las 13 Rosas” (2007, foto no alto), de Emílio Martinez-Lázaro. Baseado em fatos reais, o filme narra o drama de 13 jovens condenadas à pena de morte, acusadas de tentar realizar atentado contra o presidente Franco no fim da Guerra Civil Espanhola. A sessão será seguida de debate sobre a obra do cineasta espanhol e questões sobre gênero e identidade feminina.
Às 18h30, no Espaço Cultural Instituto Cervantes (707/907 Sul, Lote D). Entrada franca. Não recomendado para menores de 16 anos.

Natan Guterman/Divulgação

Música
“Mulheres — A Arte de Transformar”
A cantora Sandra Duailibe (foto) está à frente desse evento que será mais do que um show musical. Sandra convidou mulheres de destaque em diferentes áreas para participar. Entre outras, a professora Dad Squarisi, a contadora de histórias Theresamaria, ginastas da Seleção Brasileira de Ginástica Acrobática. Haverá mostra de quadros pintados por Simone Guimarães e degustação de degustação de biscoitos de Rebeca Tschiedel e petit fours e cafezinho da chef Simonne Jabour (Sweet Cake). No show, Sandra cantará somente músicas compostas por mulheres, acompanhada por Paulo Andre Tavares (direção musical e violão), Oswaldo Amorim (contra-baixo) e Amanda Costa (percussão).
Ás 19h30 (o show começa às 20h), no Teatro Sesc Silvio Barbato (Setor Comercial Sul). Pede-se que as mulheres doem escovas, pasta de dente, hidratante, absorventes, peças íntimas e maquiagem dentro de bolsas para o projeto Com que Bolsa Eu Vou?. Entrada franca. Classificação indicativa livre. 

Orlando Henriques/Divulgação

Música
Orquestra da Sociedade de Concertos Brasília
A Orquestra da Sociedade de Concertos Brasília (OSCB) faz apresentação especialmente dedicado ao Dia Internacional da Mulher. Sob regência do maestro Osvaldo Ferreira, o grupo apresentará o “Concerto para Piano nº 27”, o último composto por Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), tendo com a solista a pianista Lígia Moreno (foto), e “Sinfonia nº 2”, de Ludwig van Beethoven (1801-1802). A apresentação do concerto tem parceria da Secretaria de Adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Governo do Distrito Federal.
Às 20h, no Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Divulgação

Cinema/Exposição
“Poeira e Batom”
Na Aliança Francesa (Asa Sul) haverá sessão do documentário (foto acima) realizado a partir de um projeto de Tânia Fontenele. A pesquisadora coletou depoimentos de pioneiras que chegaram ao Planalto Central entre 1956 e 1960. A sessão — que terá legendas em francês também dá início à exposição “Memórias Femininas da Construção de Brasília”, de volta a cartaz com nova configuração. Após a sessão do filme, haverá bate-papo com presença de representantes da diplomacia brasileira e da primeira dama do DF, Márcia Rollemberg.
Às 18h30, no Auditório da Aliança Francesa (708/907 Sul, Lote A; 3262-7600). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Divulgação

Exposição
“Poco”
A programação de aniversário do Jardim Botânico de Brasília reserva uma homenagem às mulheres por meio da artista plástica Janice Affonso (foto acima). Ela inaugura nesta terça (8/3) a exposição “Poço”, que no ano passado foi vista nas galerias Athos Bulcão, no Plano Piloto, e Van Gogh, em Sobradinho. Nas telas, tamanduás, veados, onças, tatus e pássaros e espécies vegetais do cerrado expressam a vivência da artista com esse bioma. “Poço” tem produção artística de Peninha e curadoria de Glênio Lima. Durante a abertura será lançado também o catálogo da mostra.
Às 17h, na Sala de Exposições do Centro de visitantes do Jardim Botânico. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Cinema
As Sufragistas
Não por acaso o Espaço Itaú CasaPark trouxe de volta ao cartaz o filme “As Sufragistas”. Com impecável e bem fotografada reconstituição de época, o longa de reconstitui um momento dramático e crucial na luta das mulheres britânicas pela liberdade. Carey Mulligan interpreta uma jovem pobre que trabalha em situações precárias em uma lavanderia de Londres até que começa a se envolver com o movimento pelo voto feminino. Helena Bonham Carter e Meryl Streep também estão no elenco.
Às 21h, no Cine Itaú Casa Park (Shopping CasaPark, Epia Sul). Ingressos a R$ 25 (inteira) e R$ 25 (meia). Não recomendado para menores de 14 anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?