metropoles.com

Educação do DF indicará leitura de Ainda Estou Aqui e avalia compra

Secretaria de Estado de Educação do DF encara Ainda Estou Aqui como importante ferramente de debate, além de avaliar a compra da obra

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
aindaestouaqui
1 de 1 aindaestouaqui - Foto: Reprodução

Além de registrar aumento de vendas após o sucesso do filme de Walter Salles, o livro Ainda Estou Aqui, escrito por Marcelo Rubens Paiva, é cotado para integrar o currículo de escolas pelo Brasil. No DF, a Secretaria de Estado de Educação (SEEDF) indicará a leitura do livro e orientará as unidades escolares públicas a desenvolverem ações em torno da obra, além de avaliar a compra para escolas públicas.

Em nota enviada ao Metrópoles, a Educação do DF esclareceu que Ainda Estou Aqui “coaduna com diversos objetivos de aprendizagem elencados no Currículo em Movimento do Distrito Federal”, como “discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura militar”.

Capa do livro Ainda Estou Aqui - Metrópoles
O livro Ainda Estou Aqui, de Marcelo Rubes Paiva, inspirou o filme homônimo com Fernanda Torres e Selton Mello. A obra foi lançada pela editora Alfaguara.

Ainda Estou Aqui, que garantiu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em filme de Drama para Fernanda Torres e é cotado para levar o Brasil ao Oscar 2025, acompanha Eunice Paiva e seus cinco filhos, após a prisão e assassinato de Rubens Paiva pela ditadura militar.

Quanto a aquisição do livro para escolas do DF, a Secretaria alega que “realiza a aquisição de obras literárias via processo licitatório para garantir transparência, isonomia e eficiência no uso dos recursos públicos”.

“Esclarecemos que a previsão de recursos para a compra de livros literários foi inserida na Proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA – 2025) e aguarda análise e aprovação dos recursos”, finaliza.

Ainda Estou Aqui em escolas do país

Em São Paulo, a deputada federal Luciene Cavalcante (PSol) entrou com pedido seja incluído no Programa Nacional do Livro Didático Literário (PNLD).

O PNLD estabelece quais livros serão adquiridos e distribuídos de forma gratuita pela rede pública de todo o Brasil. Se o pedido for aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), Ainda Estou Aqui passará a ser oferecido de forma sistemática e poderá ser trabalhado dentro das salas de aula das redes federal, estaduais, municipais e distrital de ensino.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), também anunciou que o governo estadual distribuirá o livro nas escolas públicas baianas e planeja exibir o filme inspirado na obra em teatros e cinemas escolares do estado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?