metropoles.com

Disney+ aposta em blockbusters e cresce no mercado de streaming brasileiro

Em menos de 3 meses de atuação, o serviço da Disney já tem 6% do mercado, apresentando tendência de crescimento

atualizado

Compartilhar notícia

Marvel/Disney+/Divulgação
wandavision 3
1 de 1 wandavision 3 - Foto: Marvel/Disney+/Divulgação

No Brasil desde 17 de novembro, o Disney+ mostrou, nesses primeiros meses, que chegou para incomodar os players mais consolidados no mercado nacional – leia-se Netflix e Amazon Prime Video. O serviço de streaming da Disney, ainda em período de adaptação em terras tupiniquins, conquistou importante fatia do público em pouco tempo.

Segundo dados da JustWatch, que monitora o interesse da audiência do streaming, mostra que a Disney+ abocanhou 6% do mercado brasileiro. Mesmo muito atrás de Netflix (33%) e Amazon Prime Video (27%), o player da Disney chama atenção pelo crescimento acelerado.

The Mandalorian é um grande hit da Disney+

Os dados da JustWatch referem-se ao último trimestre de 2020 (outubro, novembro e dezembro). Neste período, o Disney+ tinha apenas um grande blockbuster: The Mandalorian. O crescimento, provavelmente, aumentará em 2021, com a chegada das séries originais da Marvel.

Atualmente, em termos de produtos originais com grande capacidade de atrair público, o Disney+ tem as duas temporada de The Mandaloria, o filme Soul, o longa O Grande Ivan e a série WandaVision – a maior aposta da Disney para repetir na televisão os bilhões conquistados pelos heróis nos cinemas.

Soul, WandaVision e The Mandalorian estão, de acordo com a plataforma FlixPatrol, entre as produções mais assistidas do Disney+ – mesmo que a liderança seja da série Os Simpsons, fruto da aquisição da Fox.

Para Alexandre Kieling, pesquisador em Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (UCB), os dados mostram que o Disney+ é um player muito relevante no mercado e com tendência de expansão.

“Seguramente é um player forte. Em dezembro, anunciaram que possuem mais de 86 milhões de usuários no mundo num período de operação bem recente e curto (13 meses). Além disso, vão lançar esse ano o Star, outro serviço de OTT (Over The Top) que liga direto o usuário com o produtor de conteúdo, customizando o consumo. O Star+, que vai carregar todo o acervo de conteúdo adulto, inclusive da Fox, na América Latina, será oferecido como uma plataforma independente. O Disney+ seguirá explorando a animação com muitos projetos novos. Não há dúvidas de que essa estratégia é muito competitiva”, explica.

Conteúdo nacional

Apesar do crescimento expressivo no mercado brasileiro, até o momento o serviço de streaming ainda não anunciou produções nacionais – ao contrário do movimento feito por Netflix e Amazon Prime Video.

“Essa tendência [filmes e séries brasileiras] deve continuar e todos que quiserem operar aqui terão que seguir. A produção audiovisual nacional está cada vez qualificada e vem atraindo dia a dia mais atenção internacional”, pondera Alexandre Kieling.

Pai em Dobro
Pai em Dobro é uma das produções brasileiras da Netflix

Mesmo assim, o pesquisador analisa que, entre os grandes, o único serviço nacional focado em produção brasileira é o Globoplay. O serviço da Globo, que tem cerca de 8% do mercado, também experimentou crescimento com a união ao Disney+.

“A Globo está puxando uma mudança no sistema de produção nacional, que está sendo seguido pelas demais empresas do setor, que é produção associada com realizadores independentes. Esse movimento aumenta a capacidade de variação, criação e alternativa de financiamento”, conclui Alexandre Kieling.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?