metropoles.com

Confira uma agenda de eventos voltados ao Dia da Consciência Negra

Espetáculos, demonstrações de dança, shows e desfiles de moda destacam a cultura afrodescendente em várias regiões do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Pereira/Divulgação
Grupo Cultural e Social Grito de Liberdade
1 de 1 Grupo Cultural e Social Grito de Liberdade - Foto: Ricardo Pereira/Divulgação

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20/11, mas durante todo este mês acontecem na cidade várias atividades voltadas ao tema. São espetáculos, demonstrações de dança, shows e desfiles de moda que destacam a cultura afrodescendente. Confira a agenda:

Grupo de Ballet Tradicional Nzinga Mbandi
Em celebração ao 41º aniversário da independência da República de Angola (comemorado em 11/11), a Secretaria de Cultura do DF e a Embaixada de Angola promovem apresentação do grupo. Formado em 2012, o Nzinga Mbandi divulga as danças folclóricas de Angola.
Dia 9/11, às 19h, na Sala Plínio Marcos da Funarte (Eixo Monumental). Entrada franca.

Divulgação

Circuito Cultural Dança Afro-brasileira
O projeto percorre, até 2017, 14 regiões administrativas do DF, promovendo apresentações de dança afro e capoeira (foto acima), aulas de charm e atividades para crianças, durante todo o dia. Tudo gratuito. Taguatinga, São Sebastião e Itapoã já receberam a iniciativa. A próxima parada é no Paranoá.
De 11/11 a 13/11, das 9h às 19h (todos os dias), na Praça Central do Paranoá (próximo à Administração Regional). Entrada franca.

Tributo a Clementina de Jesus
Dentro do projeto Samba nas Feiras, o cantor, compositor, cavaquinista e banjoísta brasiliense Diego Pedigree é convidado especial em uma roda de samba que destaca músicas gravadas por Clementina de Jesus, a rainha do partido alto. O projeto é realizado pelos grupos Adora Roda e Filhos de Dona Maria.
Dia 13/11, às 11h, na Feira Permanente do Gama (Setor Norte, Gama). Entrada Franca.

“Quilombos da Liberdade”
Liderado pelo Mestre Cobra, o Grupo Cultural e Social Grito de Liberdade (foto no alto da página) está percorrendo escolas do DF com uma apresentação — criada especialmente para crianças e adolescentes — em que exalta os heróis da cultura afro-brasileira.
Sempre às 10h e às 14h, nos seguintes locais e datas: Centro de Ensino Fundamental 411 da Samambaia Sul (14/11), Escola Classe 303 de Samambaia Sul (16/11), Centro de Ensino Fundamental 02 do Riacho Fundo II (17/11), Centro de Ensino Fundamental 2 do Riacho Fundo I (18/11), Centro de Ensino Médio 414 de Samambaia Norte (21/11), Centro de Ensino Fundamental Telebrasília do Riacho Fundo I (22/11). Entrada franca.

Divulgação

7º AfroExplo
Realizado pelo Instituto Cultural Congo Nya, o evento este ano celebra a Tanzânia. Na programação, haverá o 7º Desfile de Moda Afro (foto acima, o desfile de 2013) — com modelos voluntários, vindos de diversas regiões do DF — e um espetáculo de artes integradas, resultado das oficinas de teatro, dança afro e percussão, promovidas pelo instituto.
Dia 19/11, às 19h, no Auditório do Museu Nacional da República (Esplanada dos Ministérios). Entrada franca.

“Mosoró Dayó”
O espetáculo do grupo artístico Obará mistura dança, teatro e cantos em iorubá. Ao mesmo tempo em que expressa a cultura afrobrasileira, o show discute a participação do negro na sociedade.
Dias 22/11 e 23/11, às 15h e às 20h, no Teatro Ulysses Guimarães (Setor de Grandes Áreas Sul, Quadra 913, Conjunto B). Entrada franca.

7º Desfile Beleza Negra
Uma passarela será montada na estação Central do metrô, para apresentações de modelos. Em edições anteriores, a iniciativa deu destaque à carreira do modelo Adriano Lugoli, ex-morador de rua e ex-usuário de drogas.
Dia 23/11, das 17h às 19h, na Estação Central do Metrô-DF (Rodoviário do Plano Plito). Entrada franca.

 

 

 

Compartilhar notícia