De graça: Carnaval 2020 no DF tem shows de Elba Ramalho e Psirico

A folia na Esplanada conta com diversas apresentações de atrações nacionais: veja programação

atualizado 30/01/2020 15:09

Bruno Campos

Em 2020, o Carnaval do Distrito Federal terá uma novidade: o polo Esplanada. A parceria público-privada receberá atrações nacionais como Gustavo Mioto, Glória Groove, Elba Ramalho, Preta Gil, Psirico, Céu, entre outros. De acordo com o secretário, é um passo para diferenciar o Carnaval do DF de outros estados.

O Polo Esplanada será todo gratuito para a população. “Garanto que faremos melhor que o Carnaval no Parque que cobra cerca de R$ 250 o ingresso”, brincou o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, em coletiva, nesta quinta-feira (30/01/2020).

O chefe da pasta informou que o GDF vai arcar a infra-estrutura e os cachês dos artistas será custeado pela iniciativa privada.

Programação do polo Esplanada:

Sexta-feira (21/02/2020)
Gustavo Mioto (SP)
Bloco das Gloriosas com Glória Groove (SP)
Batata (BA)
Camafeu (DF)

Sábado (22/02/2020)
Nação Zumbi (PE)
Banda Lavi (DF)
DJ Mojjo (DF)
DJ Doozie (DF)

Domingo (23/02/2020)
Frevo do Mundo
Bloco do Silva (ES)
DJ Ana Ximenes (DF)
Dhi Ribeiro (DF)

Giovanna Bembom/Metrópoles
Márcio Victor, do grupo Psirico, vai se apresentar no Carnaval de Brasília

Segunda-feira (24/02/2020)
Bloco da Preta (com Preta Gil)
Elba Ramalho (PB)
DJ Distinto (DF)
Lupa (DF)

Terça-feira (25/02/2020)
DJ Bhaskar (DF)
DJ Samhara (MG)
Psirico (BA)
Maria Vai Casoutras (DF)

Estrutura

Juntos, o secretário da pasta, Bartolomeu Rodrigues, e o secretário de Cidades, Fernando Leite, afirmaram que as outras iniciativas e blocos de diversos formatos e tamanhos contam com investimento de 3,9 milhões do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

“Nós chamamos de investimento pois a nossa expectativa é que o Carnaval injete cerca de 240 milhões na economia do Distrito Federal, além da geração de 20 mil postos de trabalho”, ressaltou Bartolomeu Rodrigues.

Ao todo, foram contemplados 49 blocos e dois polos carnavalescos: Setor Comercial Sul e Praça dos Prazeres. Outros 131 blocos rechearam a programação da folia na capital federal, mas não recorreram a dinheiro público ou não preencheram os requisitos necessários para a contemplação no edital do FAC.

No total, serão 180 blocos desfilando pelo DF. Dez regiões administrativas também receberão recurso para carnavais locais, projeto chamado de Carnaval Social.

A partir do dia 3 de fevereiro haverá equipe da secretaria se Cidades no Parque da Cidade para o cadastramento do ambulantes para o pré-Carnaval. Para a festa oficial, os interessados deverão se cadastrar nos dias 10 e 11 de fevereiro.

Diferente dos anos anteriores, não serão montados palcos nas regiões administrativas de Taguatinga e Planaltina. O secretário afirmou que, de acordo com pesquisa, mais de 90% da população opta por brincar o Carnaval no Plano Piloto.

Últimas notícias