*
 

Depois de ilustrar 48 livros infantis e inspirar 72 títulos publicados, “Sara e Sua Turma” ganhou nova vida em desenho animado. Aberto em fevereiro de 2017, o canal que veicula a série tem 12 episódios lançados e 1,4 mil inscritos na plataforma.

Segundo a autora de “Sara e Sua Turma”, Gisele Gama, a inspiração de escrever histórias sobre a garota negra veio quando sua filha adotiva, Sara, voltou da escola triste por não ter um pai. Gisele, então, escolheu a literatura para explicar a ela e a outras crianças na mesma situação que o importante não é ter uma “família tradicional”, e sim ser amada.

A ex-professora da UnB e doutora em língua portuguesa se propôs a escrever diferentes histórias sobre a personagem, todas com o objetivo de empoderar a menina. Hoje, Sara tem 17 anos e ajuda no processo de criação da série animada para o YouTube. Além disso, ela dubla a personagem.

Em entrevista ao Metrópoles, Gisele Gama disse que a ideia de fazer a série animada “surgiu porque, lamentavelmente, o Brasil não é um país leitor”. A escritora enfatiza o difícil percurso que os livros sofrem para alcançar o público infantil.

“A opção de fazer a história chegar a crianças por meio da imagem veio disso. Queremos uma representatividade efetiva. Não adianta nada publicar vários livros e eles não chegarem às mãos de quem precisa ser representado”, afirma Gisele.

Na turma da Sara tem um personagem surdo e uma com síndrome de Down: crianças com essas mesmas condições participam da dublagem. “Tenho muito orgulho disso. É bacana atuar pela inclusão e ver o quanto isso nos fortalece”, afirma Gisele.

Mesmo com a boa repercussão da série animada, a escritora conta que não pretende parar de produzir os livros infantis. “Há muito assunto que devemos dialogar com os pequenos. Sempre tenho uma inspiração”, explica. Quanto a escrever histórias para adolescentes, visto que sua filha está com 17 anos, a autora diz não ter planos para isso: “Acho que minha alma de criança não está pronta para crescer”.

A série mescla animação e fantoches, envolvendo um time de músicos, dubladores, manipuladores de bonecos, designers gráficos, desenhistas e outros profissionais. Gisele assina o roteiro dos episódios. Sem previsão de estreia na televisão, a segunda temporada de “Sara e Sua Turma” está em produção.