metropoles.com

Conheça Mário Castro, o único patinador brasileiro do Disney on Ice

O espetáculo estará em Brasília de 22 a 24 de junho. Sem pistas de gelo, o artista só conseguiu iniciar a carreira fora do país

atualizado

Compartilhar notícia

Thiago Lázeri/Divulgação
Mário Castro
1 de 1 Mário Castro - Foto: Thiago Lázeri/Divulgação

Enviada especial a Porto Alegre – Natural da pequena cidade de Luz, em Minas Gerais, Mário conheceu a patinação por acaso, quando era criança, em uma das típicas pistas de gelo montadas perto das festas de final de ano nos shoppings de Belo Horizonte. Foi amor à primeira vista. Mas a paixão foi breve: só durou enquanto o rinque ficou aberto. Sem opções para continuar no esporte, a carreira em cima das lâminas ficou parada.

A convite de amigos, muitos anos depois, Mário foi morar nos Estados Unidos para aprender inglês. Em Miami, viu pela primeira vez o espetáculo Disney on Ice, no qual patinadores de gelo contavam a história A Bela e a Fera. Adorou e pediu um teste. Não passou, mas a produção o convidou para que voltasse em dois anos. “Pensei: um ano já era suficiente. Em 1994, fiz a segunda tentativa e passei”, lembra.

A capital do estado da Flórida também não é uma cidade cheia de opções de inverno, até por causa do clima quente, semelhante ao do Brasil. “Mas, logo depois do meu teste, abriram uma pista de patinação e eu me mudei para perto. Ajudou bastante, consegui encaixar um horário para treinar. Foi onde começou minha vontade de patinar como profissão”, explica.

Desde então, Mário já participou de 10 produções de histórias da Disney ao redor do mundo. Com a companhia, viajou para mais de 80 países, aprendeu três línguas, conheceu pessoas das mais diferentes culturas. De volta ao Brasil, o patinador diz que, além da emoção de receber a própria família para assistir ao show, a plateia nacional é um espetáculo à parte.

“É fantástico, os brasileiros têm uma energia muito forte que te inspira a dar mais de 100%. Nosso calor humano e nossa alegria são incentivos. E o interessante do Disney on Ice é a mistura de histórias antigas, como Branca de Neve e Pequena Sereia, com desenhos novos (Frozen e Procurando Dory, por exemplo). Conseguimos unir os espectadores, trazer algo de familiar”, explica. A produção, em turnê pelo país, passa por Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro antes de se apresentar em Brasília, no Ginásio Nilson Nelson, de 22 a 24 de junho.

Nos intervalos entre shows, Mário vem ao Brasil para visitar a família. São apenas 20 dias por vez, mas ele conta que mantém contato frequente durante suas viagens. A estadia não é maior por causa da rotina de treinamentos: afinal, arranjar uma pista de gelo em Belo Horizonte continua complicado.

Como parte do Disney on Ice, o patinador interpreta diversos personagens em várias cenas. Está presente na apresentação de Simba aos animais da Savana africana, na dança de Ariel e Sebastião e em outros momentos. Mas, para Mário, a parte mais emocionante do show é quando o locutor anuncia o começo do espetáculo. “Abrem-se as cortinas e começam duas horas incríveis de magia”, enfatiza.

A repórter viajou a convite da produção do Disney on Ice

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?