Ultimato: quatro teorias sobre como será o fim dos Vingadores
A internet explodiu com ideias sobre o desfecho da primeira geração dos heróis – quem sobreviverá ao confronto final?
atualizado
Compartilhar notícia

Com a estreia de Os Vingadores: Ultimato chegando, os fãs têm procurado qualquer coisa para tentar prever a trama do filme. O trailer, altamente estilizado em preto, branco e vermelho, mostra somente eventos que acontecem nos primeiros minutos do longa e reúne diversas teorias. Os diretores, Joe e Anthony Russo, confirmaram em entrevistas que foram disponibilizados apenas oito minutos das cenas para montar os trailers.
Além do mais, é mais fácil saber quais outros personagens sobreviveram ao estalo de Thanos pelos dos pôsteres divulgados, como Pepper Potts, Wong, Valkyrie e Harold “Happy” Hogan, o motorista e segurança de Tony Stark. Também descobrimos que a irmã do Pantera Negra, Shuri, foi vítima do genocídio.
Outro aspecto confirmado pelos escritores: não haverá um Deus ex machina que livrará os Vingadores de Thanos – até mesmo com a presença da Capitã Marvel –, e quem irá salvar o universo são os personagens que já conhecemos e amamos.
Mas como exatamente eles farão isso? O Metrópoles reuniu algumas teorias sobre a trama de Vingadores. Confira:
No trailer, é destacada uma fala da agente Peggy Carter: “O mundo mudou. Nenhum de nós pode voltar. Só podemos fazer o nosso melhor. E, às vezes, o melhor que podemos fazer é recomeçar”. Logo em seguida, o Capitão América descontentamento com o resultado da luta e ainda diz que se ainda houvesse uma pequena chance, eles deveriam a tentativa aos mortos.
O Reino Quântico, apresentado em Homem-Formiga e a Vespa, provavelmente será de grande importância para o final da fase 3 do universo cinematográfico Marvel. Alguns fãs acreditam que os Vingadores utilizarão o local para viajar no tempo usando um “loop temporal” – algo explorado pela personagem de Michelle Pfeiffer (também confirmada em Vingadores: Ultimato). No entanto, há dois planos que podem funcionar:
1) Os Vingadores usam o local para voltar no tempo por meio de um loop temporal e enfrentam Thanos quando o titã era mais novo e não possuía todas as joias do infinito – fazendo dele um oponente muito mais fraco.
2) Os Vingadores voltam no tempo para coletar e destruir as joias com os poderes da Capitã Marvel, que vieram de um contato entre a jovem Carol Danvers e uma das joias do espaço. Isso seria possível usando o exemplo da Feiticeira Escarlate, que recebeu seus poderes da joia da realidade e conseguiu destruir a joia da mente em Vingadores: Guerra Infinita.
Se o filme seguir a trama dos quadrinhos, não seria uma grande surpresa se Nebulosa, filha adotiva de Thanos (embora seja uma versão muito diferente da dos quadrinhos) seja a chave para reverter o estalo do titã. Nos quadrinhos, a motivação de Thanos não era trazer equilíbrio para o universo e sim impressionar Lady Death. Quando isso não funcionou, ele reviveu Nebula para que pudesse torturá-la na esperança de divertir sua amada.
Pela maior parte da história em quadrinhos, ela permaneceu no pano de fundo, mas quando os heróis começaram sua batalha contra Thanos, Nebulosa aproveitou a oportunidade e roubou a Manopla do Infinito, se curou e a usou para desfazer o estalo que causou o genocídio.
A única coisa que a impediu de ser corrompida pelo poder foi um ataque de Adam Warlock dentro da Joia da Alma, onde ela teve de ceder a manopla. Nebulosa foi presa enquanto Thanos seguiu sua vida e se tornou um fazendeiro.
Ultimato provavelmente será o último filme de vários dos heróis. Está cada vez mais evidente que Tony Stark sobreviverá ao Ultimato, mas a partir dos acontecimentos do filme, ele não estará tão ativo. A teoria é que os eventos da última batalha forçarão Tony a se aposentar com Pepper e começar a uma família.
Uma evidência disso seria a misteriosa adição de Katherine Langford (13 Reasons Why) ao elenco. Seria ela Morgan, a filha do sonho que Tony conta a Pepper no começo de Vingadores: Guerra Infinita?
Outra teoria sobre a aposentadoria de Tony tem a ver com alguma negociação que forçaria o Homem de Ferro a guardar sua armadura para sempre. Ou talvez a morte de seu complicado parceiro, Capitão América, seja um fardo pesado demais para ele carregar.
Chris Evans já confirmou que nunca mais será o Capitão América ao celebrar seu último dia de gravação. Além disso, seu contrato com a Marvel – assim como o de Robert Downey Jr. – terminará depois de Ultimato. Na sua convicção de “não trocar vidas”, Cap pode fazer exatamente isso para salvar a humanidade.
Uma das teorias mais caracteristicamente “Marvel” que existe é a de que todos os heróis “mortos” no final de Guerra Infinita apenas foram transportados para um segundo universo paralelo. Como Capitã Marvel e o Homem-Formiga continuarão no universo Marvel, eles poderiam usar o Reino Quântico para viajar ao “novo” universo, algo confirmado como uma habilidade dos dois nos quadrinhos. A teoria foi elaborada pelo usuário do Reddit u/Enervata.
De acordo com o post, o “redditor” propôs que há duas possibilidades para a trama do filme:
1) Os sobreviventes sacrificam seu universo para salvar o “novo”, sem a Capitã Marvel e o Homem-Formiga;
2) Os sobreviventes derrotam o vilão ou destroem as joias do infinito para que elas nunca mais sejam usadas, mas os universos continuam separados.