Seminário virtual reúne cineastas para falar sobre documentário brasileiro

As inscrições para o Na Real Virtual estão abertas. O evento conta com 24 cineastas e 12 encontros em novembro e dezembro

atualizado 06/10/2021 19:00

Sandra Kogut e Marcos PimentelReprodução

O seminário Na Real Virtual sobre Documentário Brasileiro anunciou uma nova edição para 2021. Com o tema Clássicos e Novos Clássicos, o evento reunirá 24 cineastas para debaterem sobre trabalhos e também sobre a produção documental no Brasil.

Com curadoria do documentarista Bebeto Arantes, do crítico Carlos Alberto Mattos e da pesquisadora Carla Italiano, o seminário conta com 12 encontros entre 3 de novembro e 10 de dezembro na plataforma Zoom. Temáticas como política, religião, arte, cinema, audiovisual e cultura fazem parte da programação. As inscrições, abertas até o fim de outubro, podem ser realizadas no site oficial do evento.

“É um seminário para discutir linguagem. Documentário é uma construção, não é registro de realidade. Colocamos essa temática para tratar dos clássicos do documentário brasileiro, dos filmes feitos antes dos anos 2000. A cada encontro teremos dois diretores, um mais veterano e outro com obras mais recentes. Escolhemos os Clássicos e Novos Clássicos por conta do encontro de gerações e da provocação sobre o conceito de clássico”, explica Bebeto.

Antes de cada encontro, os participantes recebem material de apoio e o link de um filme em destaque de cada palestrante. Quem estiver em oito ou mais encontros, receberá um certificado digital. A dinâmica, entretanto, será diferente. “Uma semana antes, a equipe manda o material de apoio com o link de outros filmes dos diretores, biografia e críticas para os inscritos chegarem familiarizados. Durante o seminário, é um debate entre os diretores. Após o término, os participantes podem abrir a câmera e o microfone para participar, torna-se praticamente uma festa”, explica o curador.

0

Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos

Últimas notícias