Roteirista de filme indicado ao Oscar 2026 é preso no Irã

Co-roteirista de Foi Apenas um Acidente, que disputa com O Agente Secreto na categoria de Melhor filme internacional, foi preso em Teerã

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação
Foi Apenas Um Acidente
1 de 1 Foi Apenas Um Acidente - Foto: Divulgação

Mehdi Mahmoudian, co-roteirista do filme Foi Apenas um Acidente, que concorre com o O Agente Secreto no Oscar deste ano, foi preso em Teerã nesse sábado (31/1).

A detenção ocorreu poucos dias após Mahmoudian e outras 16 pessoas assinarem uma declaração pública denunciando as ações de Ali Khamenei, líder supremo da República Islâmica do Irã.

O diretor do longa, Jafar Panahi, que também assinou o documento, foi recentemente condenado a um ano de prisão por “atividades de propaganda” contra o Estado. A sentença ainda impõe ao cineasta uma proibição de viajar pelo período de dois anos.

Roteirista de filme indicado ao Oscar 2026 é preso no Irã - destaque galeria
2 imagens
Jafar Panahi e Martin Scorcese
Jafar Panahi
1 de 2

Jafar Panahi

GettyImages
Jafar Panahi e Martin Scorcese
2 de 2

Jafar Panahi e Martin Scorcese

Dominik Bindl/Getty Images for FLC

Declaração repudia a repreensão violenta contra protestos no país persa.

“O assassinato em massa e sistemático de cidadãos que bravamente foram às ruas para pôr fim a um regime ilegítimo constitui um crime de Estado organizado contra a humanidade. O uso de munição real contra civis, a morte de dezenas de milhares, a prisão e perseguição de dezenas de milhares, a agressão aos feridos, a obstrução do atendimento médico e o assassinato de manifestantes feridos representam nada menos que um ataque à segurança nacional do Irã e uma traição ao país”, diz trecho.

Em comunicado, Panahi se manifestou sobre a prisão de Mahmoudian. “Desde os primeiros dias, ele se destacou — não apenas por sua calma e gentileza, mas também por um raro senso de responsabilidade para com os outros”, diz um trecho, divulgado pela Variety.

“Sempre que um novo prisioneiro chegava, Mehdi tentava fornecer-lhe itens de primeira necessidade e, mais importante, oferecer-lhe segurança. Ele se tornou um pilar silencioso dentro da prisão — alguém em quem os detentos de todas as crenças e origens confiavam e com quem se abriam”, completou.

Foi Apenas um Acidente concorre em duas categorias do Oscar 2026: Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Internacional, junto com O Agente Secreto. 

Foi Apenas Um Acidente

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?