metropoles.com

Número de mulheres protagonistas em blockbusters bateu recorde em 2016

Mulheres protagonistas representaram 29% das 100 maiores bilheterias de 2016, segundo estudo do Center for the Study of Women in Television

atualizado

Compartilhar notícia

Lucasfilm/Divulgação
Rogue One, filme
1 de 1 Rogue One, filme - Foto: Lucasfilm/Divulgação

Mulheres representaram 29% dos papéis protagonistas nos filmes mais vistos de 2016 nos Estados Unidos. É o que indica o novo estudo do Center for the Study of Women in Television and Film, da Universidade de San Diego, na Califórnia.

O número representa um aumento de 7% na comparação com 2015 e um recorde recente. Homens responderam por 54% dos papéis principais, enquanto 17% de elencos mistos completaram o levantamento.

Com foco nas 100 maiores bilheterias de 2016, o estudo mostra que Hollywood tem apostado em mais mulheres para liderar blockbusters. A franquia “Star Wars”, por exemplo, voltou a emplacar uma heroína em “Rogue One”.

Também da Disney, as animações “Moana”, “Procurando Dory” e “Zootopia” foram protagonizadas por personagens femininas. O estudo também informa um aumento no número de mulheres em papéis importantes nas tramas: 37%, sendo 3% a mais do que em 2015.

Por outro lado, o estudo anterior do Center for the Study of Women in Television and Film, divulgado em janeiro, mostrou que diretoras ainda são minoria em Hollywood. Apenas 7% dos 250 filmes de maior bilheteria de 2016 foram comandados por mulheres.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?