metropoles.com

Na onda de “Independence Day”: 5 filmes incomuns sobre o apocalipse

Narrativas sobre a extinção da humanidade e o fim do mundo costumam fascinar as plateias. Selecionamos 5 exemplares recentes que subvertem clichês dos chamados filmes de desastre

atualizado

Compartilhar notícia

Heróis de Ressaca
1 de 1 Heróis de Ressaca - Foto: null

Narrativas sobre a possível extinção da humanidade costumam fascinar milhões nos cinemas. É o caso do recente “Independence Day – O Ressurgimento”. Os exemplares mais tradicionais desses chamados filmes de desastre investem em explorar o fim do mundo por meio de destruições em massa: alagamentos, meteoros, invasões alienígenas, tsunamis, vulcões, tornados, epidemias – o cardápio de motivos é imenso.

Na lista abaixo, relembramos filmes menos óbvios sobre o apocalipse. Em vez de uma escala colossal de caos e aniquilação, certos longas releem o fim do mundo em ambientes íntimos, por meio de comédias, romances e até rodadas de cerveja:

Paris Filmes/Divulgação

“O Nevoeiro” (2007)
Antes de levar os quadrinhos “The Walking Dead” para a TV, Frank Darabont rodou um interessante filme sobre o fim do mundo a partir da história escrita por Stephen King. Refugiados num mercado, personagens de uma cidade pequena revelam mazelas pessoais e atos hostis durante penosas horas de desespero. O final é dos mais chocantes.

Disponível na Netflix

Sony Pictures/Divulgação

“O Abrigo” (2011)
A obsessão em torno do apocalipse alimenta as tensões deste filme sobre ilusão e paranoia. Um pai de família (Michael Shannon) constrói um abrigo após ter sucessivos sonhos e visões. Pouco interessa se o mundo está ou não acabando: o que se passa na cabeça deste pai encontra apoio tanto na razão quanto na especulação.

Disponível no Google Play e na Net Now

Paris Filmes/Divulgação

“4:44 – O Fim do Mundo” (2011)
Com o planeta prestes a ruir às 4h44 da próxima madrugada, o casal vivido por Willem Dafoe e Shanyn Leigh decide passar as últimas horas em Nova York, abrigado em um confortável loft. Na visão do diretor Abel Ferrara, o apocalipse é calmo e silencioso como uma injeção de veneno, e merece ser esperado com sexo, bebida e boa música.

Disponível em DVD

Paris Filmes/Divulgação

“Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo” (2012)
Um improvável romance acontece justamente nas horas finais da vida na Terra. O personagem de Steve Carell foi abandonado pela esposa assim que se espalhou a notícia da aproximação de um asteroide. Na jornada em busca de um antigo amor, ele é acompanhado pela desconhecida vivida por Keira Knightley. Direção de Lorene Scafaria, que comandou alguns episódios da série “New Girl”.

Disponível na Netflix

Universal Pictures/Divulgação

“Heróis de Ressaca” (2013)
Diretor de “Scott Pilgrim Contra o Mundo” (2010), o inglês Edgar Wright observa o fim do mundo da maneira mais boêmia possível. Vinte anos após o último encontro, cinco amigos planejam completar uma pesada maratona de cerveja: eles pretendem tomar um chope em cada um dos doze pubs da cidade de Newton Haven. No meio do caminho, são interrompidos por uma invasão alienígena.

Disponível no Google Play, no iTunes, na Netflix e em Blu-ray

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?