A MFL, ou Mostra do Filme Livre, começou em 2002 com o objetivo de fazer um painel cinematográfico sem obedecer formatos tradicionais. “A graça” do evento é que há uma grande mistura de tudo que é feito em nosso país. A edição atual termina neste sábado (11/05/2019) e domingo (12/05).

Os cineastas Yubi Hunikuin, Isaka Hunikuin e Gilson Huni Kuin – índios da etnia Huni Kuin – receberam o prêmio de melhor filme por Bimi Shu Ikaya, na categoria Territórios. O documentário dá voz à primeira mulher indígena da comunidade a organizar sua própria aldeia – uma atividade até então exclusiva dos homens.

Ela enfrentou uma série de dificuldades apesar da personalidade forte e determinada. Questões hierárquicas e tradicionais do povo Huni Kuin então resultaram na saída de sua terra indígena de origem, culminando na organização de uma nova aldeia na qual ela desenvolve vários papéis, como pajé de cura e detentora de saberes ancestrais de seu povo. O filme será mostrado às 17h, no domingo (12/05).

A homenagem do MFL vai ao cineasta Sylvio Lanna, em sessão que inclui filme raro estrelado por Luiz Melodia e Moreira da Silva. Ele é conhecido pelo seu primeiro e único longa, Sagrada Família, lançado em 1970 e considerado um marco do chamado Cinema Marginal. Neste sábado (11/5), às 18h30, o cinema do CCBB exibe três curtas-metragens do diretor, como Malandro, Termo Civilizado (ou Malandrando), realizado em 1986.

Em seguida haverá um debate com o diretor e Christian Caselli. Lanna ainda realizou recentemente duas novas produções, ¿ In Memoriam – O Roteiro do Gravador (2019) e Um Cinema Caligráfico (2019). A entrada é gratuita e ingressos serão distribuídos a partir de uma hora antes de cada sessão.

Encerramento da 18ª Mostra do MFL Brasília
Sábado (11/5), homenagem ao cineasta Sylvio Lanna, às 18h30, e domingo (12/5), o filme Bimi Shu Ikaya, às 17h. No Centro Cultural Banco do Brasil (SCES, trecho 2). Entrada gratuita com ingressos distribuídos na bilheteria a partir de uma hora antes de cada sessão. Confira a classificação indicativa de cada sessão