metropoles.com

Morre o premiado cineasta espanhol Mario Camus, aos 86 anos

Mestre em adaptações literárias para o cinema, Camus faleceu neste sábado (18/9), em sua terra natal, ao norte do país

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
cineasta Mario Camus recebendo premiação
1 de 1 cineasta Mario Camus recebendo premiação - Foto: Getty Images

Morreu, neste sábado (18/9), o diretor de cinema espanhol Mario Camus, premiado nos festivais de Cannes e Berlim. Mestre na adaptação de obras literárias, o cineasta faleceu em sua cidade natal, Santander (ao norte do país), segundo a Academia Espanhola de Artes e Ciências Cinematográficas.

Camus foi autor de clássicos da indústria como Os Santos Inocentes, A Colmeia e Os Dias do Passado, além de outros 26 filmes. Em homenagem à notável contribuição para o cinema, ele recebeu o Prêmio de Honra Goya, equivalente ao Oscar espanhol, em 2011.

Com A Colmeia, inspirado no romance do Prêmio Nobel Camilo José Cela, levou o Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim em 1983. No ano seguinte, com a adaptação Os Santos Inocentes, ganhou menção especial do júri no Festival de Cannes.

“Além de seu talento inquestionável, sua sensibilidade para com os atores, sua capacidade de gerenciar projetos complexos em tempos difíceis e por ter deixado um punhado de obras-primas, Mario Camus foi um cineasta especialmente amado por seus pares”, lamentou Mariano Barroso, presidente da academia na publicação.

De acordo com ele, o cineasta sempre foi visto por atores, técnicos e colegas de profissão como uma referência por sua elegância e atitude sempre generosa e solidária.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, prestou homenagem e deixou suas “condolências às famílias, aos amigos e ao mundo da cultura” pela perda de Camus e do dramaturgo e cenógrafo espanhol Alfonso Sastre, que também faleceu neste sábado, aos 95 anos, e criticava abertamente a censura na época da ditadura de Franco (1939-1975).

“Entre nós, aqueles que amam o cinema e o teatro, hoje estamos de luto. Despedimo-nos de dois grandes nomes da cultura, Alfonso Sastre e Mario Camus. Da nossa plateia continuaremos a apreciar os seus extraordinários trabalhos”, escreveu Sanchez.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?