Inspirado em Pantera Negra, Uma Invenção de Natal traz magia para Netflix

O especial de Natal do serviço de streaming tem história sobre redenção e amor. Elenco conversou com o Metrópoles

atualizado 04/11/2020 16:15

Forest Whitaker como Jeronicus Jangle em Uma Invenção de NatalNetflix/Divulgação

Pantera Negra, filme da Marvel lançado em 2018, causou uma espécie de revolução na cultura pop, trazendo o afrofuturismo para o centro do cinema mainstream. O herói tem um papel importante no especial Uma Invenção de Natal, que estreia na Netflix, em 13 de novembro.

Como o herói e rei de Wakanda pode se conectar com um especial de Natal? A resposta é dada pelo diretor do filme, David E. Talbert. “Eu vi Pantera Negra com o meu filho e percebi um universo que não estava esperando: grande, chique, caro, brilhante e ousado. Sai do cinema e conclui que era tempo de criar mundos vibrantes para Uma Invenção de Natal”, conta o realizador, em entrevista ao Metrópoles.

A partir desta conexão, o diretor criou um mundo no qual se mesclam as roupas com estampas africanas e modelos da Era Vitoriana. “David criou esse mundo cosmopolita, onde todas as culturas, brancos e negros, vivem juntos. Todos têm a oportunidade de encontrar a alegria”, avaliou o vencedor do Oscar Forest Whitaker, que vive o protagonista Jeronicus Jangle.

0

Além de exibir uma estética exuberante, Uma Invenção de Natal é um clássico filme da temporada de festas: uma jornada sobre amor, esperança e redenção, sempre centrada na figura de Jeronicus Jangle e sua neta, Journey (Madalen Mills).

“É um filme sobre pessoas que perderam tudo e ainda são capazes de se reencontrar, de amar, de reaver tudo isso junto de sua família. É sobre esperança”, completa Whitake.

Musical

Como um bom especial de Natal, o filme da Netflix é um musical, com várias cenas de dança e cantos.

O ator Keegan-Michael Key, intérprete do vilão Gustafsson, contracenou ao lado de um veterano em performances musicais: Ricky Martin, que vive o personagem Don Juan. Keegan, porém, garante não ter pegado dicas com o parceiro popstar.

“Não nos encontramos até a première [Don Juan é uma animação], infelimente. Eu nunca cantei em frente às câmeras, mas gostei de fazer isso. Eu tinha que ficar muito focado, para executar todos os movimentos. Me ajudou a estar sempre presente e isso é incrível para um ator”, explica Keegan.

Magia

Durante as ações de Uma Invenção de Natal, a mágica joga um papel muito importante, com personagens voando e vivendo situações ligadas ao mundo da fantasia – como um boneco vilão.

“Magia é o que faz essa história acontecer. É sobre acreditar naquilo sobre o que podemos sonhar”, avalia a atriz Phylicia Rashad. Para Keegan, a junção de todos esses elementos colabora para o sucesso de Uma Invenção de Natal.

“Eu acredito que será um clássico instantâneo. Que as crianças de hoje, daqui a 50 anos, verão o filme com seus filhos”, conclui o ator.

Últimas notícias