metropoles.com

Filmes baseados em games: confira os próximos cinco lançamentos

Até 2017 devem estrear adaptações dos aguardados “Warcraft” e “Assassin’s Creed” e o capítulo final de “Resident Evil”

atualizado

Compartilhar notícia

Fox/Divulgação
Assassin’s Creed
1 de 1 Assassin’s Creed - Foto: Fox/Divulgação

Em cartaz na cidade, as animações “Heróis da Galáxia – Ratchet e Clank” e “Angry Birds” representam novas tentativas frustradas de adaptar um game para o cinema. Mais cinco “conversões” estão no horizonte nos próximos meses, como “Warcraft”, “Assassin’s Creed” e o sexto (e último) capítulo de “Resident Evil”.

Desde que se transformou um jogo em filme pela primeira vez, com o mui odiado “Super Mario Bros.” (1993), os fãs acumulam decepções. “Lara Croft – Tomb Raider” (2001) e “Max Payne” (2007) surgem como alguns dos piores exemplares, enquanto “Silent Hill” (2006), “Resident Evil – Retribuição” (2012) e “Need for Speed” (2014) são os raros filmes que merecem uma segunda chance.

Abaixo, detalhamos as cinco próximas adaptações dos games para a telona:

 

Universal Pictures/Divulgação

“Warcraft”
Projeto iniciado há dez anos, o filme baseado no famoso game passou por diversos estágios de produção até receber o sinal verde dos estúdios. Desenvolvedora da franquia, a Blizzard chegou a especular o nome de Sam Raimi (“A Morte do Demônio”) para dirigir, mas acabou escolhendo Duncan Jones (“Lunar”), filho de David Bowie.

O longo período de pós-produção se estendeu por quase dois anos, por causa da imensa quantidade de efeitos digitais. Espera-se um blockbuster de escala tão cavalar quanto de outros lançamentos do selo Legendary, como “Círculo de Fogo” (2013) e “Godzilla” (2014).

Previsão de estreia: 9 de junho

 

Fox/Divulgação

“Assassin’s Creed”
Estúdio responsável pela série de games, o Ubisoft não mede suas ambições: além de adaptar a aventura para a telona, pretende expandir a mitologia do personagem Callum Lynch. Na trama, o assassino revive as memórias de um ancestral durante a Inquisição Espanhola, no século 15.

Diretor e atores de “Macbeth – Ambição e Guerra” (2015), o australiano Justin Kurzel e os astros Michael Fassbender e Marion Cotillard voltam a trabalhar juntos.

Previsão de estreia: 21 de dezembro

 

Reprodução/Instagram

“Resident Evil – The Final Chapter”
Bastante irregular em seus primeiros filmes, a franquia ganhou um salto de qualidade nos capítulos 4 e 5, “Recomeço” (2010) e “Retribuição” (2012). Casado com Milla Jovovich, estrela dos filmes, o diretor inglês Paul W.S. Anderson parece ter encontrado a fórmula certa para desenvolver as histórias: usar os artifícios visuais ao extremo, sem caretices narrativas.

Anderson escreve, dirige e produz a última missão de Alice. Na derradeira aventura, a heroína retorna para Raccoon City, onde começou o surto zumbi, para achar uma solução definitiva e “cancelar” de vez o apocalipse.

Previsão de estreia: 27 de janeiro de 2017

 

Sony/Divulgação

“Sly Cooper”
Os planos da Sony envolvem uma adaptação mais ou menos nos moldes de “Ratchet e Clank”: aproveitar a nostalgia em torno de uma famosa franquia do PlayStation, contar uma história de origem do personagem principal e transferir a identidade do game para a tela. Diretor de “Ratchet e Clank”, Kevin Munroe assina realização e roteiro.

Previsão de estreia: 2016, ainda sem data

 

Naughty Dog/Divulgação

“Uncharted”
O filme baseado na série de jogos para PlayStation revela uma das histórias de produção mais conturbadas dos últimos anos. Um “development hell” (desenvolvimento infernal), como dizem em Hollywood. Mark Wahlberg, Chris Pratt (“Jurassic World”) e o diretor David O. Russell (“O Lado Bom da Vida”) já tiveram seus nomes ligados ao projeto, mas largaram antes de qualquer confirmação.

Dublador do aventureiro Nathan Drake, Nolan North chegou a desabafar em entrevista, afirmando que os fãs “não querem um filme”. Enquanto a Sony segue insistindo e empurrando a data de lançamento, a Naughty Dog, desenvolvedora do jogo, acaba de lançar o aguardado “A Thief’s End”, quarto e último jogo da franquia.

Sem previsão de estreia

Compartilhar notícia