metropoles.com

Festival Varilux de Cinema Francês exibe clássico e 15 filmes inéditos

Mostra acontece de 8 a 22 de junho, no Cine Cultura Liberty Mall, no Cinemark Pier 21, no Espaço Itaú CasaPark e na Sala Le Corbusier

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Filme Meu Rei
1 de 1 Filme Meu Rei - Foto: Divulgação

O adorado cinema francês passeia por 50 cidades brasileiras em mais uma edição do Festival Varilux, agendada entre os dias 8 e 22 de junho. Em Brasília, a mostra será distribuída por quatro espaços: Cine Cultura Liberty Mall, Cinemark Pier 21, Espaço Itaú CasaPark e Sala Le Corbusier (Avenida das Nações). A programação reúne 15 filmes inéditos no Brasil e exibe o clássico “Um Homem e uma Mulher” (1966), de Claude Lelouch.

Como de costume, a mostra seleciona títulos que devem interessar ao público que frequenta salas alternativas – os chamados arteplexes. Um dos principais destaques é “Meu Rei”, quarto longa dirigido pela atriz Maïwenn.

Após sofrer um acidente de esqui, Tony (Emmanuelle Bercot) relembra a turbulenta história de amor que viveu com Georgio (Vincent Cassel). Emmanuelle venceu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes 2015, troféu dividido com Rooney Mara, por “Carol”.

Divulgação
Omar Sy estrela “Chocolate”, ambientado na Belle Époque

 

Novidades de Omar Sy e Jean Dujardin
Outros nomes conhecidos do cinema contemporâneo francês batem ponto em novos filmes. Astro do hit “Intocáveis” (2011), Omar Sy retorna ao período da Belle Époque em “Chocolate”. Ele interpreta o primeiro artista circense negro na história da França.

Vencedor do Oscar pelo filme mudo “O Artista” (2011), Jean Dujardin andava sumido, mas retorna a protagonizar um título de apelo popular. Em “Um Amor à Altura”, ele acha o celular de uma mulher (vivida por Virginie Efira) e decide convidá-la para jantar.

Divulgação
“Um Homem e uma Mulher”: vencedor da Palma de Ouro em 1966

 

Clássico de Lelouch
Clássico da vez, “Um Homem e uma Mulher” é lembrado pelo seu aniversário de 50 anos. Dirigido pelo veterano romântico Claude Lelouch, o filme dividiu a Palma de Ouro com “Confusões à Italiana” e faturou estatuetas no Oscar por melhor produção estrangeira e roteiro original.

A partir de um encontro fortuito, um homem e uma mulher passam a trocar confidências sob a sombra de antigos amores. Anouk Aimée (“A Doce Vida”) e Jean-Louis Trintignant (“Amor”) estrelam o longa.

Festival Varilux de Cinema Francês
De 8 a 22 de junho, no Cine Cultura Liberty Mall, no Cinemark Pier 21, no Espaço Itaú CasaPark e na Sala Le Corbusier (Avenida das Nações). A classificação indicativa varia de acordo com os filmes. Programação e mais informações no site do Festival Varilux.

Compartilhar notícia