Festival promove discussão sobre inclusão social no CCBB

Serão promovidos quatro debates e duas oficinas: toda a programação tem entrada franca

DivulgaçãoDivulgação

atualizado 12/11/2019 14:57

O festival Assim Vivemos, que acontece de 12 a 24 de novembro, reúne 38 produções de 20 países participantes. Além da exibição de filmes, serão promovidos quatro debates – com temas como inclusão pela arte, família e estímulo, autismo e moradia assistida – e duas oficinas. Toda a programação tem entrada franca.

Assim Vivemos é o primeiro festival de cinema no Brasil a oferecer acessibilidade para pessoas com deficiência visual – audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braille – e pessoas com deficiência auditiva – legendas inclusivas nos filmes e interpretação em Libras nos debates. As sedes dos CCBBs são acessíveis para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Serão oferecidos cinco prêmios do júri e um do público, destinado ao filme escolhido nas três cidades. Os membros da comissão de escolha são pessoas com deficiência, artistas e profissionais ligados ao tema. O troféu foi criado pela artista cega Virginia Vendramini. A direção geral do Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência – é de Graciela Pozzobon.

O festival exibe documentários, filmes de ficção e animações que mostram a pessoa com deficiência como protagonista, colaborando para quebrar preconceitos que ainda são obstáculos à realização de sua cidadania plena. O evento teve sua primeira edição em 2003, no Rio de Janeiro e em Brasília.

Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre a Deficiência
De 12 a 24 de novembro. Entrada franca, mediante a retirada de ingressos com uma hora de antecedência de cada sessão. Classificação indicativa livre. Mais informações pelo telefone (61) 3108-7600

Últimas notícias