*
 

O InterAnima – Festival Internacional de Animação e Interatividade abre sua primeira edição em Brasília, de sexta-feira (2/3) a domingo (4), reunindo 56 filmes no teatro da Caixa Cultural. Entre curtas e longas, a programação privilegia produções autorais de 25 países, incluindo o Brasil. A entrada para as sessões é gratuita mediante retirada de ingressos na bilheteria.

Sob curadoria da cineasta e animadora alagoana Nara Normande, a mostra se divide em vários segmentos: dois internacionais; um nacional; Surdocine, indicado para o público surdo; Desejo e Obsessão, com filmes que abordam sexualidade; duas infantis; um ciclo dedicado à diretora Signe Baumane, homenageada do evento; além de uma sessão de encerramento que exibirá o sucesso Persépolis (2007), produção iraniana de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud.

 

Homenageada
Vencedora do Candango de melhor curta no Festival de Brasília 2014, com Sem Coração, codirigido pelo pernambucano Tião, Nara deu um viés feminino à primeira edição do InterAnima. Signe, cineasta da Letônia radicada nos Estados Unidos, tem extensa carreira em festivais e articula técnicas artesanais e digitais de animação, como papel machê, stop-motion e desenhos feitos à mão.

O primeiro longa da homenageada, Rocks In My Pockets (2014), será exibido na sessão de abertura, nesta sexta (2), junto ao curta polonês O Matko! (2017), de Paulina Ziolkowska. Atualmente, a diretora desenvolve seu segundo filme de fôlego, intitulado My Love Affair with Marriage.

Produções brasileiras
Ao todo, nove filmes nacionais transitam entre os segmentos do InterAnima, incluindo a Mostra Brasil. Dois deles tiveram passagens históricas pelo Festival de Brasília. Quando os Dias Eram Eternos (SP), de Marcus Vinícius Vasconcelos, foi a primeira animação a vencer o Candango de melhor curta no evento, a mais antiga vitrine cinematográfica do país.

Ano passado, na 50ª edição, o filme Torre (SP), de Nádia Mangolini, misturou animação e documentário ao trazer relatos de quatro filhos de Virgílio Gomes da Silva, primeiro desaparecido político durante a ditadura militar. A produção recebeu o troféu de melhor direção de arte, assinada por Rafael Coutinho e Pedro Franz.

InterAnima – Festival Internacional de Animação e Interatividade
De sexta (2/3) a domingo (4), no teatro da Caixa Cultural (Setor Bancário Sul, Quadra 4, Lotes 3/4), (61) 3206-6456. Entrada gratuita mediante retirada de ingressos uma hora antes da sessão. Veja programação completa. Classificação indicativa varia de acordo com os filmes