metropoles.com

Fellini e Truffaut encerram programa de setembro no CineCAL

Programação do cineclube da Casa da Cultura América Latina exibe os clássicos em sessão dupla e com entrada franca

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
1 de 1 Divulgação - Foto: null

A programação do cineclube da Casa da Cultura da América Latina teve caráter especial neste mês de setembro. Para comemorar os sete anos da instituição, foram selecionados nove filmes que são, cada um, uma declaração de amor ao cinema. Os dois últimos são dois clássicos: “A Noite Americana” (foto no alto), de François Truffaut, e “Oito e Meio”, de Federico fellini. Serão exibidos, respectivamente, na quinta (24/9) e na terça (29/9), sempre em duas sessões, uma às 12h30 e outra às 16h30, com entrada franca. Confira as sinopses:

Quinta (24/9)
“A Noite Americana” (França / Itália). Direção de François Truffaut, 1973, 115 min.
Truffaut revela o clima dos bastidores de uma filmagem. Um ator fica deprimido porque sua noiva sai com um dublê, uma atriz alcoólatra esquece suas falas, entre outras confusões, e o diretor que faz de tudo para contornar os problemas até gravar uma das cenas mais importantes do filme: a que o dia deve ser transformado em noite artificialmente. Livre

Terça (29/9)
“Oito e Meio (França/Itália). Direção de Federico Fellini, 1963, 138 min.
Prestes a rodar sua próxima obra, um cineasta ainda não tem ideia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, amante e amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar passado e presente, ficção e realidade. Livre.

Compartilhar notícia