metropoles.com

Crítica: Jolt, do Prime Video, é mistura divertida de comédia e ação

O longa não tenta se levar a sério e embarca em uma aventura misturando humor com pancadaria

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Jolt - AMazon Prime Video
1 de 1 Jolt - AMazon Prime Video - Foto: Divulgação

Filmes de ação podem ter dois caminhos: tentar criar universos complexos e cheios de mistérios. Outra opção é o oposto, não se levar a sério demais e brincar com os próprios exageros do gênero. A franquia John Wick é um ótimo exemplo do segundo caso e, nesta sexta-feira (23/7), um boa opção dessa linha estreia no Amazon Prime Video: Jolt.

O filme, dirigido por Tanya Wexler, conta o drama de Lindy (Kate Beckinsale), uma mulher bonita e sarcasticamente engraçada com um segredo doloroso: devido a um raro distúrbio neurológico, ela tem impulsos assassinos esporádicos que só podem ser interrompidos por meio de um choque.

É isso mesmo. Lindy tem impulsos assassinos e, para evitar sair matando a todos, ela se dá um choque. Quando tem os surtos, ela tem um aumento de cortisol – o “hormônio do estresse” – gigantesco no organismo e adquire superforça, reação rápida e tudo mais.

A premissa pode parecer uma coisa estranha, mas é justamente nela que mora a qualidade de Jolt: abraçar essa ideia sem pé nem cabeça e migrar rumo a um filme que não busca se levar a sério, passa o tempo todo rindo de si mesmo – aliás, o caráter de comédia muito bem executado por Kate Beckinsale é ponto alto do longa de Tanya Wexler.

Se acerta muito bem na construção de seu universo, aliando humor e sequências de ação interessantes – que, na maioria das vezes, acontecem apenas na cabeça de Lindy –, Jolt escorrega no desenvolvimento da ideia central: a luta da protagonista em compreender a origem dos seus traumas e assim conseguir controlar seu poder.

Mas, em um grande universo de possibilidades, a escolha é a mais óbvia e clichê possível. Essa opção, apesar de enfraquecer o longa, não torna Jolt um filme menos divertido e fica, inclusive, em segundo plano durante a 1h30 de duração.

Jolt, com seu estilo mais acelerado e cômico, vence um concorrente do próprio Prime Video, o longa de espionagem Sem Remorso. E ainda há uma ponta solta para uma possível sequência.

Avaliação: Bom

Compartilhar notícia