metropoles.com

Cinemas reabrem no DF nesta quinta-feira: veja as novas regras e filmes

Os estabelecimentos terão que cumprir medidas de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Kinoplex
Bilheteria de cinema Kinoplex
1 de 1 Bilheteria de cinema Kinoplex - Foto: Divulgação/Kinoplex

Depois de sete meses sem atividades, cinemas do Distrito Federal retomarão o funcionamento a partir desta quinta-feira (22/10). As salas do Kinoplex e do espaço cultural Itaú, localizado no CasaPark, serão reabertas seguindo recomendações das autoridades de saúde e adotando normas rígidas para evitar o contágio de Covid-19. A retomada das atividades ocorre após este segmento registrar queda de 70% na bilheteria quando comparado com 2019, segundo dados da Agencia Nacional do Cinema (Ancine).

Neste primeiro momento do retorno, a programação vai se alternar entre novidades e filmes clássicos. Entre os lançamentos, as produções mais aguardadas são o thriller de espionagem Tenet, o novo longa do diretor Christopher Nolan, e Novos Mutantes – uma produção do universo X-Men que passou por diversos adiamentos. O público infantil poderá conferir a animação SCOOBY! O Filme. Outra opções de estreia são A Verdadeira História de Ned Kelly e Breve Miragem de Sol.

Entre os clássicos, a seleção de Brasília será do projeto #juntospelocinema, união de profissionais do setor audiovisual que tem trabalhado para um retorno seguro às salas. A curadoria escolheu longas que foram sucessos de bilheteria, escolhidos por Érico Borgo. A exibição será com preços populares: a meia-entrada custará R$ 10. Para mais informações sobre programação, acesse o site do festival.

Procurada pelo Metrópoles, a assessoria de imprensa da rede Cinemark afirmou que ainda não retornará às atividades neste primeiro momento.

Cuidados na reabertura

Para fortalecer a retomada da atividade, o movimento #juntospelocinema desenvolveu um protocolo de segurança. “Durante o período em que ficamos fechados, estudamos minuciosamente a jornada do cliente em nossos cinemas e cada ponto de contato, cruzamos essas informações com os protocolos dos órgãos de saúde e governos e criamos processos operacionais e de higienização bastante rígidos e detalhados para preservar a segurança de todos”, diz Patricia Cotta, gerente nacional de marketing do Kinoplex.

Confira um vídeo sobre as medidas de segurança que deverão ser adotadas:

Muito além de verificar a programação disponível, agora os usuários terão que ficar atentos às normas de segurança e os procedimentos necessários.

Álcool gel
Os estabelecimentos precisam disponibilizar produtos para higienização de mãos e calçados, preferencialmente álcool em gel 70%.

Uso de máscara
Todos os funcionários e clientes deverão fazer uso da máscara.

Aferição de temperatura
Os espectadores terão a temperatura testada antes de entrar na sala. A temperatura de todos os colaboradores será aferida e caso ele apresente algum sintoma, será imediatamente afastado e encaminhado à assistência médica.

Na fila
As filas estão sinalizadas com o distanciamento indicado pelas autoridades de saúde.

Dentro do cinema
Poltronas que não devem ser utilizadas, para respeitar o distanciamento social, estão sinalizadas. Para manter a distância segura nas filas não é permitido mudar de lugar durante a exibição. De acordo com o decreto 41.353, todas as fileiras podem ser ocupadas, desde que com o máximo de 6 pessoas por fileira.

Limpeza
As salas, poltronas, porta-copos, corrimãos são higienizados antes e depois de cada sessão.

Decretos

O funcionamento deste tipo de estabelecimento estava autorizado pelo Decreto 41.170, desde o dia 3 de setembro, entretanto, as salas ainda não haviam sido reabertas. À época, a data da retomada chegou a ser prevista para 10 de setembro, porém, foi adiada. Um dos argumentos das empresas era que as normas estavam muito rígidas, como por exemplo a ocupação de “fileira sim e fileira não”, o que inviabilizaria o retorno.

Um novo decreto, o nº 41.353, publicado no Diário Oficial do DF (DODF) na última segunda-feira (19/10), flexibilizou as regras por parte do Governo do Distrito Federal (GDF), e resgatou a possibilidade de reativação dos cinemas. Com a mudança, a partir de agora, não há obrigatoriedade de haver uma fileira de cadeiras ocupada e outra livre em cultos religiosos, teatros e cinemas.

A Rede Kinoplex possui salas no Boulevard Shopping (Asa Norte), no Parkshopping (Guará), no Pátio Brasil (Asa Sul) e no Terraço Shopping (Cruzeiro). Acesse a programação aqui. Mais informações sobre o Itaú Cinemas podem ser acessadas no site da rede.

 

Compartilhar notícia