C-130 Hercules: avião que caiu na Colômbia já foi tema de filme

Em 1969, uma aeronave C-130 Hercules transportou o embaixador dos Estados Unidos, Charles Elbrick, em troca da libertação de presos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes Sociais/Wikipedia
Montagem acidente Hércules C130 na Colômbia + Cartaz do Filme Hércules 56
1 de 1 Montagem acidente Hércules C130 na Colômbia + Cartaz do Filme Hércules 56 - Foto: Reprodução/Redes Sociais/Wikipedia

Uma aeronave Lockheed C-130 Hercules, do Exército da Colômbia, caiu nesta segunda-feira (23/3) com 125 pessoas a bordo. O modelo é um dos aviões de transporte mais utilizados no mundo, projetado para o deslocamento de tropas e cargas. Até o momento, um balanço preliminar aponta ao menos 69 feridos resgatados.

O C-130 Hercules já esteve envolvido em outros episódios marcantes. Em 1969, durante a ditadura militar no Brasil, integrantes da Aliança Libertadora Nacional (ALN) e do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR8) sequestraram, no Rio de Janeiro, o embaixador dos Estados Unidos, Charles Burke Elbrick, exigindo a libertação de presos políticos.

Os detidos foram soltos e levados ao México em uma aeronave da Força Aérea Brasileira. O episódio foi retratado no documentário Hércules 56, que reúne depoimentos de sobreviventes da ação quatro décadas depois.

C-130 Hercules: avião que caiu na Colômbia já foi tema de filme - destaque galeria
3 imagens
Documentário Hércules 56
Documentário Hércules 56
Documentário Hércules 56
1 de 3

Documentário Hércules 56

Reprodução/IMDb
Documentário Hércules 56
2 de 3

Documentário Hércules 56

Reprodução/IMDb
Documentário Hércules 56
3 de 3

Documentário Hércules 56

Reprodução/IMDb

Além de entrevistas com os envolvidos, a produção apresenta imagens de arquivo da época e material inédito de agências de notícias internacionais, incluindo registros dos Estados Unidos, Cuba, França e México.

O documentário está disponível no Prime Video

Acidente na Colômbia

O C-130 Hercules, avião militar que caiu na Colômbia, transportava 125 pessoas, sendo 114 passageiros e 11 tripulantes. O acidente aconteceu nesta segunda-feira (23/3) na região de Putamayo, no sul do país.

Luis Emilio Bustos Morales, prefeito de Puerto Leguízamo, município onde a aeronave caiu, informou que esses membros das forças de segurança foram levados para um centro médico, onde recebem atendimento e aguardam transferência para hospitais de maior complexidade.

O número de vítimas mortas ainda é desconhecido, mas a imprensa internacional fala em pelo menos 80 mortes.

O acidente segue em investigação. No entanto, informações preliminares apontam que a aeronave da Força Aérea da Colômbia “sofreu algum problema” após a decolagem e caiu no solo a cerca de 1 km do aeroporto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?