Bolão do Oscar: veja como aumentar chances de vencer

O (M)Dados comparou sete premiações do cinema para desvendar qual delas mais acerta os vencedores do Oscar

Jason Merritt/Getty Images

atualizado 19/01/2020 9:43

Se você está participando de algum bolão do Oscar, aí vai uma dica: evite os vencedores do prêmio da Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas (Bafta) e priorize os filmes que ganharam as premiações dos críticos e sindicatos.

Análise do (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, revela que nem o Globo de Ouro, nem o Critics’ Choice e nem o Bafta costumam premiar os filmes que acabam vencendo o prêmio principal do Oscar no mesmo ano. O sindicatos de produtores (PGA) é o mais confiável. A premiação condecorou o melhor longa-metragem a vencer o Oscar 64,5% das vezes desde 1990, quando o prêmio começou a ser concedido.

Para as apostas em melhor diretor, o sindicato da categoria (DGA) também é o que mais chega perto. São 85,9% de acertos. A última vez que os dois prêmios divergiram foi em 2013, quando o DGA premiou Argo, dirigido por Ben Affleck, e o Oscar deu a estatueta para Ang Lee, por A Vida de Pi.

Se for torcer por um ator e atriz, o sindicato da classe artística (SAG) tende a acertar. Até hoje, foram 76% de acerto para os homens e 72% para as mulheres. Na categoria coadjuvante, fuja dos escolhidos pelo Globo de Ouro, que premiou a mesma pessoa que levaria o Oscar apenas 14,5% das vezes.

Metodologia

Para o resultado, utilizamos a lista de vencedores de seis prêmios desde a sua criação: Globo de Ouro, Bafta, Critics’ Choice e os prêmios dos sindicatos de produtores (PGA), diretores (DGA) e atores (SAG).

Depois disso, cruzamos os resultados com sete categorias do Oscar: Melhor Filme, Diretor, Ator, Atriz, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante e Roteiro. Nesse último caso, foram agrupadas as categorias de Roteiro Original e Roteiro Adaptado porque nem todas as premiações fazem essa mesma separação.

Últimas notícias