metropoles.com

Carnaval 2020: folia em área residencial do DF será até as 20h

A Secretaria de Cultura prometeu, para próxima sexta-feira (24/01/2020), o edital dos blocos

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Carnaval 2019, Blocos de carnaval no SCS. Brasília(DF), 05/03/2
1 de 1 Carnaval 2019, Blocos de carnaval no SCS. Brasília(DF), 05/03/2 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Há menos de um mês do Carnaval 2020, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) definiu os horários da folia no Distrito Federal. Nas áreas residenciais, a diversão seguirá até as 20h, enquanto em espaços comerciais, o limite será até as 22h.

Os eventos marcados para a Esplanada dos Ministérios e Eixo Monumental poderão acabar à meia-noite. Já no Setor Comercial Sul e na Praça dos Prazeres (Asa Norte), o limite será duas da madrugada.

Em reunião com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o subsecretário de Fomento e Incentivo à Cultura, João Moro, afirmou que o edital relativo ao Carnaval de 2020 será divulgado nesta sexta-feira (31/01/2020) e contemplará 66 atividades que ocorrerão entre os períodos de 1º de fevereiro a 14 de março. Os eventos serão financiados pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

Moradores

Durante a reunião no MPDFT, moradores demonstraram preocupação quanto a problemas, como poluição sonora, desordem dos foliões, depredação do patrimônio, casos de roubos e furtos, além do consumo de drogas.

O presidente dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg), Alcino Marçal, disse que está preocupado, pois até o momento, faltando menos de um mês para as festividades, o governo não divulgou o cronograma dos blocos e nem os seus percursos. Já a prefeita comunitária da SQS 312, Paula Rocha, defendeu a necessidade de repensar a política pública do Carnaval. Destacou que muitos dos problemas ocorrem no momento da dispersão dos blocos carnavalescos.

A Polícia Militar do DF informou a criação de um gabinete para o gerenciamento das atividades de segurança do Carnaval e que o efetivo será acrescido com 750 novos policiais que concluíram recentemente o curso de formação. O Departamento de Trânsito (Detran-DF), relatou quatro mortes e 72 pessoas feriadas no período do carnaval em 2019. A autarquia firmou que irá reforçar ações educativas voltadas à educação no trânsito, especialmente, sobre o perigo da mistura entre álcool e direção, inclusive dentro dos blocos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?