metropoles.com

Brasiliense pede ajuda de Anitta para fazer transplante de rim

Jhonata Ribeiro, de 12 anos, foi diagnosticado com insuficiência renal crônica e está internado no Hospital da Criança de Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Anderson Borde/AgNews
Anitta
1 de 1 Anitta - Foto: Anderson Borde/AgNews

Em janeiro, Jhonata Ribeiro, 12 anos, sensibilizou o país ao aparecer dançando funk no banheiro do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). O vídeo, feito com o intuito de tranquilizar os familiares, viralizou. A história do brasiliense, à espera de um transplante de rim, comoveu o assessor Bruninho Afonso, que decidiu criar uma campanha na internet para pedir a ajuda da cantora Anitta, de quem Jhonata é fã.

Nas imagens, que ultrapassou 10 mil curtidas em apenas uma semana, o brasiliense realiza uma performance ao som de O Rei Leão — versão em funk. “No grupo da família, ficavam todos perguntando sobre ele, preocupados. Ele me disse: ‘Mãe, eu vou mostrar que estou bem’. Foi ao banheiro e fez o vídeo. Fiquei surpresa, pois nem sabia que ele dançava”, conta a mãe de Jhonata, Valéria Kelly Ribeiro Gomes, 28.

Diagnosticado com insuficiência renal crônica há dois anos, Jhonata já passou por quatro cirurgias e sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. O garoto também teve de tratar cinco bactérias, que pioraram o quadro, durante os vários períodos de internação. Há dois meses, ele tenta curar a inflamação na membrana que reveste parte da cavidade e das vísceras abdominais e se recuperar das infecções causadas pelas bactérias para, assim, poder ser elegível ao transplante de rim.

Como Brasília não possui estrutura necessária para a cirurgia, assim que estiver em condições de saúde mais favoráveis, Jhonata e sua mãe viajarão até Porto Alegre (RS) para o procedimento. “O Governo do Distrito Federal [GDF] paga apenas as passagens, mas é um processo burocrático e demorado. Existem muitas mãezinhas na fila esperando por esse recurso”, afirma Valéria. Os dois também precisarão de dinheiro para se manter na capital gaúcha por, pelo menos, três meses. Os gastos básicos incluem hospedagem, alimentação, remédios, entre outros.

Moradores de Ceilândia Sul, Valéria e Wilberte da Silva, 32, têm outras três filhas: Jhennifer, 13, Sofia, 8, e a caçula, Soraya, 6. Quando Jhonata adoeceu, a mãe pediu demissão da empresa em que trabalhava para se dedicar integralmente ao filho. O pai, atualmente desempregado, é responsável pelos cuidados diários com as três meninas e pelas tarefas de casa. Com a falta de remuneração, o casal viu as dificuldades aumentarem. “O problema com o Jhonata mudou a vida de toda a família. Nós não passamos fome, mas infelizmente não temos dinheiro para a viagem. Só sei que não vou desistir do meu filho”, completou a mãe, que também fez uma rifa para conseguir angariar fundos.

Arquivo Pessoal/Divulgação
Jhonata Ribeiro, de 12 anos, é fã de funk e da cantora Anitta
Funkeiros em prol de Jhonata

Jornalista e assessor cultural da capital federal, Bruninho incentivou funkeiras brasilienses como MC Jenny e MC Florzinha, além da maior representante do gênero, Anitta, para fazerem depósitos na conta bancária de Valéria Ribeiro, mãe do garoto. “Tenho amigos em comum com Anitta e acredito que chegará até ela a história de Jonatha e irá sensibilizá-la também”, disse. Em sua conta no Instagram, o jornalista irá mostrar os depósitos realizados. Assim que o garoto estiver em condições, o produtor promete levá-lo a alguns eventos para cantar e dançar, assim como fez no vídeo, com grandes artistas do funk.


“Fiquei feliz com a iniciativa dele. Toda ajuda é sempre bem-vinda. Espero que a Anitta veja. Mais que a ajuda financeira, tenho certeza que só de receber uma mensagem dela, Jonatha já ficará superfeliz”, conclui Valéria.

Quem estiver interessado em ajudar o pequeno Jhonata, pode entrar em contato com Valéria, por meio do telefone (61) 98129-8713.

Compartilhar notícia